Portalegre-Castelo Branco: "A disciplina influencia o modo como me relaciono com os outros"

Em Semana da EMRC vamos disponibilizar testemunhos de alunos que frequentam a disciplina em todas as dioceses do país e de pais e encarregados de educação que explicam o porquê da escolha da Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) na formação dos seus educandos.

Hoje o testemunho de Bruno Lopes que frequenta disciplina na Sertã, Diocese de Portalegre-Castelo Branco.

Educris: Que razões te levaram a inscrever na disciplina de EMRC?

Bruno Lopes: As razões que me levaram a inscrever na disciplina de EMRC foram a vontade de aprender um pouco mais sobre questões de moral e ética, da religião e ainda da necessidade de debater temas e assuntos com pertinência social e sentido da vida, como a eutanásia, o aborto, entre outros.

Também os temas tratados em relação a Deus são importantes para vivermos uma vida com fé.

Educris: De que forma a disciplina de EMRC contribui para o reu crescimento/formação integral?

Bruno Lopes: O debate e aprendizagem de temas sobre religião, a sociedade o debate e aprofundamento sobre as nossas experiências de fé/missão contribuem para o meu crescimento e para a minha formação, na medida que se apresentam como acreditadores da missão dos jovens e como complemento à minha formação sociocultural e científica.

Moral é uma disciplina base onde aprendo a ser melhor Pessoa.

Educris: Há com certeza temas com os quais te identificas melhor. Quais e Porquê?

Bruno Lopes: O sentido da vida é, sem dúvida, o tema que mais me desperta interesse, talvez por ser o menos abordado nas restantes disciplinas e na sociedade em geral. O seu debate por se enquadrar nos restantes conteúdos programáticos, é um instrumento edificante para a construção da minha personalidade.

Todos os temas tratados na aula são pertinentes e contribuem para um melhor desempenho como aluno e como ser humano.

Educris: Ao frequentares as aulas de EMRC, o teu relacionamento com os outros é melhor?

Bruno Lopes: É certo que o meu relacionamento com os outros depende da minha formação sociocultural e talvez, nesse sentido, a disciplina de EMRC assuma um papel de influência da minha relação com os outros. No entanto, eu penso que, como as aulas de EMRC ocupam um tempo reduzido nas nossas atividades letivas e não letivas, esta disciplina não influencia assim tanto o meu relacionamento com os outros.

 

Bruno Lopes 10º C
Agrupamento de Escolas da Sertã



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades