Bragança-Miranda: Alunos visitaram Roma

Os alunos da Escola Emídio Garcia de Bragança participaram na Visita de Estudo a Roma. Esta atividade promovida pelos professores da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica, pelo segundo ano consecutivo, proporcionou aos 45 participantes momentos inesquecíveis, com especial destaque para a Audiência Geral com o Papa Francisco e o contacto com refugiados da Comunidade de Santo Egídio de Roma.

Entre os dias 27 de Fevereiro e 02 de Março, os alunos de EMRC tiveram a oportunidade de contactarem com a riqueza cultural e artística de Roma através das visitas ao Coliseu, Forum Romano, Circo Máximo, Galleria Borghese, Museus do Vaticano, Basílica de S.Pedro, Panteão, entre tantos outros monumentos que se destacaram na História. O grupo visitou ainda a Igreja de Santo António dos Portugueses tendo sido acolhido pelo Monsenhor Agostinho Borges que fez uma contextualização histórica dos portugueses em Roma.

Um dos pontos altos da visita foi a participação na Audiência Geral do Papa Francisco do passado dia 1 de março, na Praça de São Pedro. 

A visita dos alunos à Comunidade de Santo Egídio de Roma, para contacto com refugiados, foi outro dos destaques desta atividade. O grupo que viajou desde Bragança, foi desafiado a preparar a festa do primeiro aniversário da chegada dos primeiros refugiados a Roma. Desde há um ano, chegaram, à capital italiana e por via da Comunidade de Santo Egídio, 750 pessoas. Desta forma, e para assinalar esta efeméride, aquela instituição aproveitou a presença dos alunos de EMRC para fazer uma festa de encontro com a preparação da atividade e o contacto pessoal dos portugueses com diversos refugiados, especialmente jovens e crianças. Das diversas iniciativas, o 17º aniversário de um dos jovens refugiados foi um dos momentos mais emocionantes da tarde.

Para Alberto Pais e Hélder Pereira, professores de EMRC e organizadores da visita de estudo, os objetivos da atividade foram atingidos.

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades