Aveiro: VII Encontro Nacional do Ensino Secundário

« [RE]LIGA-TE!» é o tema da setima edição do Encontro Nacional do Ensino Secundário (#VIIENES) dirigido aos alunos de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) do ensino secundário de todo o país.

Depois de lisboa, Porto, Braga, Beja, Leiria  e Lamego os alunos do ensino secundário vão conhecer, nos dias 21 e 22 de abril, São Jacinto, em Aveiro!

As inscrições começam no próximo dia 8 de março e terminam no dia 15 de março ou quando estiverem esgotados os cerca de 2000 lugares disponíveis para esta edição. No ano passado os lugares para esta grande festa da EMRC esgotaram em menos de 10 minutos.

Já sabes, fala com o teu professor de EMRC e não faltes.

Na carta dirigida a todos os professores de EMRC a equipa da disciplina do Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC) afirma que este encontro é um momento priviligiado para porpocionar "um espaço de reflexão/conhecimento das principais experiências religiosas do mundo" através de um conjunto de "testemunhos de vida e vivências em campos de refugiados, e/ou perseguições com a origem em conflitos étnico-religiosos".

Na missiva os organizadores apontam a necessidade de formar os mais jovens "num percurso pessoal e grupal onde queremos afirmar que é possível ultrapassar barreiras e construirmos a Paz" e lembram que "como cristãos, temos a obrigação de, para além de refletir, sermos atuantes num mundo em constante mutação e agitação, onde os princípios básicos como o direito à vida e as condições básicas de sobrevivência não assegurados mas muitas vezes “atropelados” pela discriminação social, cultural, étnica e religiosa".

Na linha de pensamento do Papa Francisco, nas intenções de oração para o mês de março, a equipa de EMRC do SNEC recorda que "o não respeito pela liberdade religiosa e pela vivência da Fé conduz países inteiros à perda da sua identidade, com repercussões na afirmação da identidade socio cultural, levando mesmo a que muitas pessoas se sintam obrigadas a fugir ou a abandonarem as suas casas, os seus familiares e tudo aquilo que faz parte de si".

A proposta para estes dois dias de encontro passa, assim por "não ser indiferente" e voltar a "[re]ligar cada um consigo, com os outros, com a natureza e com Deus" a partir da experiência do religioso "enquanto experiência construtora de paz".

Como habitualmente acompanharemos o encontro com forte presença nas redes sociais. Para ter acesso a fotografias e videos basta seguir a hashtag #VIIENES criada para o efeito.

Em anexo encontra o programa completo deste VII encontro bem como a ficha de inscrição.

Inscrições:

[email protected] 



Recursos:
VII ENES: Ficha de inscrição:Download Documento


Newsletter Educris

Receba as nossas novidades