1500 Alunos fazem ?tripla experiência? em Taizé

As escolas param em todo o país para assinalar o carnaval, período imediatamente anterior ao início da quaresma. De todo o país cerca de 1500 alunos da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) procuram um lugar diferente e aceitam o desafio dos seus professores para uma semana diferente na comunidade ecuménica de Taizé, na Borgonha – França.

Abel Dias, docente de EMRC da diocese de Viseu recorda que a iniciativa “nasceu à 10 anos” e foi uma “resposta da própria disciplina às sedes dos alunos” procurando “proporcionar uma experiência prática de oração, silêncio e descoberta de si” na “simplicidade de Taizé”.

10 anos depois a diocese beirã leva mais de 500 alunos de várias escolas e idades que buscam “uma tripla experiência: um encontro com Deus, com os outros e consigo mesmo”.

O ritmo da comunidade mantem-se inalterado: oração de manhã, à hora do almoço e ao final da tarde. Atelier´s de formação, trabalho manual para todos e silêncio na colina.

Esta proposta contagiou outros docentes e outros alunos. De Santarém são mais de 250 alunos e de Aveiro mais de 340 alunos que fazem a experiência de ecumenismo. A estes grupos juntam-se escolas católicas de Lisboa e do Porto num total de mais de 1500 portugueses que optaram por um entrudo diferente

No encontro de ontem o irmão Aloís, prior da comunidade ecuménica, convidou os alunos a “procurarem Deus na escola” porque “Ele quer encontra-se convosco e com os vossos colegas no quotidiano da vida”.

Os alunos descrevem a experiência como “muito enriquecedora” e, por vezes, “dura porque nos obriga a entrarmos dentro de nós” coisa que “não estamos habituados num dia a dia com tantas solicitações”.

 

Imagem: professor Paulo Aparício, EMRC



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades