Formação: “Os presos são seres humanos que precisam voltar a sentir-se amados”

No final da tarde Cláudia Assis Teixeira, presidente da Direção da Associação Fostes Visitar-me, ligado à Companhia de Jesus, apresentou o trabalho desta associação na diocese do Porto.

Na sua partilha apresentou a associação que conta com “cerca de trinta voluntários” que tentam, nas várias cadeias visitadas, “criar espaços de não cadeia” onde se possa começar a “re-humanização de homens e mulheres que estão no final da linha da sociedade” e que necessitam voltar a sentir-se “amados pois cada homem é maior do que o seu erro”.

“Estes homens e mulheres que visitamos não são melhores nem piores que nós, como nos dizia Santo Agostinho: «não há crime nenhum que o outro tenha cometido que tu não possas cometer»”.

Para a presidente da Associação a visita procura “tratar o outro como pessoa e não como alguém que cometeu algum crime”:

“Temos que olhar para o potencial do ser humano que ali está e perceber, sem paternalismos ou falsos moralismos, que muitos e muitas destes homens e mulheres foram abandonados pela sociedade sendo, na sua grande maioria, populações embrutecidas pela falta de acesso ao estudo, a uma vida estável e à cultura”.

Em parceria com o Secretariado Diocesano do Ensino da Igreja nas Escolas (SDECIA) esta associação levou a árvore da misericórdia até às cadeias do Porto. O resultado foi apresentado na ação de formação de EMRC.

Ouça toda a conferência em anexo.



Recursos:
Áudio: «Todo o Homem é maior que o seu erro; A vida nas prisões»

var num = "1"; var audio = "audio_claudia-assis-teixeira_170211080013.mp3"; var cr_path_audios = "/v3/centrorecursos/documentos/audios/"; var flashvars = { "file": "" + cr_path_audios + audio, "image": "documentos/imgs/img_7402---copia_170211080013.jpg", //"playlistfile": "/v3/playlist_recurso.php?a=2222", "controlbar": "bottom", "autostart": "false", //"playlist": "bottom", //"playlistsize": "200", "skin": "/v3/swfs/modieus.zip" }; var params = { "allowfullscreen": "true", "allowscriptaccess": "always", "wmode": "opaque" }; var attributes = { "id": "audioplayer"+num, "name": "audioplayer"+num, "class": "ecraaudio" }; //swfobject.embedSWF("/v3/swfs/player.swf", "audioplayer"+num, "560", "131", "9", "/v3/swfs/expressInstall.swf", flashvars, params, attributes); swfobject.embedSWF("/v3/swfs/player.swf", "audioplayer"+num, "560", "30", "9", "/v3/swfs/expressInstall.swf", flashvars, params, attributes); $(".toggle_container").hide(); */ ?>

Newsletter Educris

Receba as nossas novidades