Braga: Especialista aponta "atitude no uso dos dispositivos" como grande desafio

A «educação cristã na Web» foi o centro da reflexão que o cónego Luís Miguel Figueiredo Rodrigues apresentou, no passado sábado,na 2ª edição «Do Clique ao Toque». O especialista apontou para a necessidade da evangelização assumir um lugar na web em virtude da necessidade "evangelizadora da própria Igreja".

No início dasua intervenção o cónego Luís Miguel Figueiredo Rodrigues afirmou que "as redes, como estruturas abertas, promovem organizações sociais dinâmicas e abertas, muito suscetíveis à inovação e à expansão" e alertou para o problema da "identidade, com tudo o que isso implica na missão da Igreja". Para este especialista é fundamental que a presença evangelizadora da Igreja na web "continue a ser cristã e não outra".

Para isso convidou os presentes a refletirem sobre a necessidade "não tanto das ferramentas as utilizar em rede" mas sim "nos recursos e na atitude com que se aborda a web e se utilizam os diversos dispositivos ao serviço da educação cristã".

Na sua reflexão, e aos que apontam a unidirecionalidade da web como preocupação, o cónego Luís Miguel Figueiredo Rodrigues apresentou "as novas paisagens mediáticas" que permitem "integrar a continuidade bidirecional entre o virtual e o presencial":

"A educação da fé e a formação dos educadores da fé deve ter como solo privilegiada a reflexão sobre a transmissão da fé nas suas diversas coordenadas: pessoal, eclesial e de conteúdo. Estas coordenadas assumem focos diferentes ao serem integradas na cultura digital".

Para isso apontou desafios vários na transmição da fé lembrando que tal não passa esclusivamente pelo "dizer" mas que é fundamental "suscitar a fé" pela promoção do diálogo com vista à apresentação de uma proposta significativa e que tem por base "a narração da experiência pessoal de fé, o testemunho, e a experiência de Deus".

O sacerdote convidou os educadores a lerem o documento ‘A Igreja e a internet’, de 2002, do Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais e não se esquecerem que as novas tecnologias promovem "determinado estilo de sociedade à qual e através da qual é preciso evangelizar".

A conferência está disponível, na íntegra, no facebook do evento.



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades