Viana do Castelo: professores em formação sobre fenómeno de Fátima

O fenómeno das Aparições em Clave Teológica” foi o tema da formação de janeiro dos professores de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) da diocese de Viana do Castelo.

A formação teve como objetivo "capacitar os professores de EMRC  na abordagem da linguagem utilizada na doutrina mariana da Igreja, particularmente no fenómeno das Aparições em clave teológica e não devociona", afirma um comunicado enviado hoje ao EDUCRIS.

Em ano de centenário o encontro procurou "ir ao encontro do solicitado pelo Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC) e do Santuário de Fátima" que propõem a todos os docentes uma formação sobre Fátima, e a "importância e a diferença entre Revelação pública e revelação privada e o contexto sociocultural em que estas últimas se desenvolvem, tendo em atenção o carácter devocional, num caminho conjunto até à única Revelação", revela Lígia Pereira, do secretariado diocesano de EMRC de Viana do Castelo.

Catequese e EMRC: Distinção e complementariedade

Pela segunda vez este ano a formação dos docentes de EMRC decorreu com a presença "dos alunos do curso geral de catequese". Lígia Pereira considera que esta parceria permite "debater a questão da linguagem diferenciada em contexto de catequese e sala de aula, sobre conceitos e temas com a mesma origem" e diferentes abordagens tendo em conta o publico alvo:

"Desta forma, tenta-se dar continuidade um trabalho conjunto, para que não encontremos abordagens idênticas e formas indiferenciadas em relação ao contexto onde são os temas/assuntos abordados", refere.

As formações, organizadas pela Escola Superior de Ciências Sociais e Humanas de Viana do Castelo e pelo Secretariado Diocesano de EMRC da mesma diocese promovem a "partilha de preocupações e objetivos comuns" dando-se, assim, "passos para uma pastoral conjunta e uma maior compreensão a casos específicos. Por outro lado, permitiu que acontecesse uma reciclagem de conhecimentos e partilha de metodologias pedagógicas em conteúdos concretos".

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades