Lisboa: Capela do Rato organiza curso sobre «grandes correntes da ética ocidental»

A capela do Rato, no Patriarcado de Lisboa, vai organizar, de janeiro a maio, um curso subordinado ao tema «Filosofar é também agir – grandes correntes da ética ocidental». A iniciativa vai contar com nomes como António Pedro Mesquita, Marta Mendonça, Mendo de Castro Henriques, Pedro Galvão, Pedro Alves, Fernanda Henriques, José Tolentino Mendonça e Viriato Soromenho Marques.

A iniciativa surge no seguimento do curso «Os filósofos também falam de Deus» e propõe-se apresentar algumas das "orientações éticas mais representativas”, revela a organização em comunicado divulgado pelo Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

A coordenação científica está a cargo de Maria Luísa Ribeiro Ferreira, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Os oradores vão apresentar as temáticas contemporâneas que têm uma “apresentação teórica”, seguida de debate e de diálogo.

O curso tem início no próximo dia 23 de janeiro com o tema “Ética, Moral, Religião e Direito. Diferentes tipos de Éticas - deontológicas, teleológicas, consequencialistas, etc.” apresentado por Teresa Ximenez.

No dia  30 de janeiro António Pedro Mesquita reflete sobre a “Ética da virtude (Aristóteles e sua influência posterior)”.

O Mês de fevereiro vai contar com quatro conferências:

"Ética das virtudes e ambiente", por Sofia Vaz a 6 de fevereiro; "A Bioética", apresentada por Marta Mendonça a  13 de fevereiro; "As éticas da cidadania - A ética de um mundo decente" trazida por Mendo de Castro Henriques no dia 20 de fevereiro,  e "A ética animal (Peter Singer, Tom Regan)" por Manuel João Pires, a 27 de fevereiro”.

Em março o curso inicia-se com o tema "As éticas do cuidado (Carol Gilligan, Sarah Rudick, Leonardo Boff)" que conta com a apresentação de Maria Luísa Ribeiro Ferreira no dia 6 de março. No dia 13 é a vez de Manuel José do Carmo Ferreira apresentar o tema "A ética da responsabilidade (Hans Jonas e outros)". "As éticas ambientalistas (Leopold, Callicot, Arne Naess, e outros)” são discutidas no dia 20 de março e contam com a participação de Maria José Varandas. O mês termina com Pedro Galvão que apresenta, no dia 27 de março, o tema "As éticas consequencialistas (Stuart Mill e suas implicações em éticas contemporâneas)".

Para o mês de abril, os conferencistas vão refletir sobre “As éticas do dever (Kant e suas implicações em éticas contemporâneas)” (Pedro Alves, FLUL, 3 de abril), “A ética da Justiça (John Rawls e suas implicações em éticas contemporâneas)” (Viriato Soromenho Marques, FLUL, 10 de abril) e “A ética empresarial” (Jorge Rodrigues, ISCAL, 16 de abril).

O curso encerra  maio com os temas“As éticas da justiça e do cuidado (Sheila Benhabib, Martha Nussbaum, Adela Cortina e Maria de Lourdes Pintasilgo)” (Fernanda Henriques, U. Évora, dia 8), “As éticas feministas (feminismos da igualdade, da diferença e do transgénero; os ecofeminismos)” (Maria Luísa Ribeiro Ferreira, dia 15) e “A ética dos Evangelhos” (José Tolentino Mendonça, UCP, dia 22).

Imagem: Capela do Rato



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades