Viana do Castelo: docentes em formação

Do Jesus da História ao Cristo da Fé” foi o tema da formação de Outubro dos professores de EMRC da Diocese de Viana do Castelo. O objetivo principal desta formação foi trabalhar a linguagem utilizada na abordagem dos conceitos de Cristologia, nas aulas de EMRC, mais concretamente, na unidade letiva 2, do 1ºano de escolaridade, 5º e 6ºano de escolaridade, bem como na unidade letiva 3 do 2ºano de escolaridade e na unidade letiva 8, do ensino secundário.

Pela primeira vez os professores de EMRC desta diocese encontraram-se para um dia de formação em conjunto com alunos do curso geral de catequese, o que permitiu debater a questão da linguagem diferenciada em contexto de catequese e sala de aula, sobre conceitos e temas com a mesma origem. Desta forma, tenta-se iniciar um trabalho conjunto, para que não encontremos abordagens idênticas e formas indiferenciadas em relação ao contexto onde são os temas/assuntos abordados.

Esta formação revelou-se proveitosa para todos, uma vez que se partilham preocupações e objetivos comuns, dando assim passos para uma pastoral conjunta e uma maior compreensão a casos específicos. Por outro lado, permitiu que acontecesse uma “reciclagem” de conhecimentos e partilha de metodologias pedagógicas em conteúdos concretos.

Em janeiro será repetida a experiência com uma nova formação conjunta sobre: “ Como dar a conhecer Maria”.



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades