EMRC: «Coração na Guiné-Bissau» promoveu "formação e desenvolvimento"

“Coração na Guiné-Bissau” é o nome do projeto de voluntariado missionário que uniu a disciplina de EMRC das Escolas de Peniche e a ONGD Sol sem Fronteiras à Comunidade de Santa Mãe de Deus, em Cuntum Madina, na Guiné-Bissau.

O Projeto missionário de curta duração, que contou com o apoio do Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC), realizou-se entre os dias 29 de julho e 24 de agosto e contou com a presença de três professoras de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) das Escolas de Peniche, duas alunas, uma antiga aluna e ainda a representante de Educação para o Desenvolvimento da Sol sem Fronteiras.

Esta experiência foi, para o grupo, a concretização de um sonho, alimentado desde há já 14 anos, aquando da construção da Escola Primária São José de Bajob – Guiné-Bissau, apoiada pelas quatro escolas de Peniche na diocese de Lisboa

As aulas de português e de matemática, as formações musicais, de pedagogia, de cozinha e de ecologia, os encontros de jovens, de catequistas, de acólitos e de leitores, o ATL, a Pastoral da Criança e ainda a visita às Escolas de Calequisse preencheram os 27 dias de Missão, junto das Irmãs Franciscanas da Imaculada Conceição.

«Na Guiné as pessoas são felizes, são felizes com o pouco», diz Beatriz Lino, aluna de EMRC. Também a aluna Mariana Rodrigues diz que na Guiné-Bissau «como um dia me disse a Irmã Madalena, “a felicidade da vida não está no ter, está no ser!”.»

Este foi um projeto que nasceu e foi alimentado no âmbito da disciplina de EMRC, junto dos alunos das quatro escolas de Peniche, e que certamente terá continuidade. EMRC questiona “Onde te leva o coração?” – e os sonhos concretizam-se!

Rita Santos

Antiga aluna de EMRC e responsável pela comunicação do grupo



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades