Açores: «A importância da EMRC na formação integral dos alunos»

"O contributo da Educação Moral e Religiosa Católica na formação integral dos alunos" é o título da mais recente obra do padre Jacinto Bento, diretor do Serviço Diocesana da Mobilidade Humana da Diocese de Angra, e que vai ser apresentado no dia 14 de julho na livraria SEA em Angra do Heroísmo.

Numa entrevista publicada ontem ao portal Igreja Açores, o autor explica que a obra aparece fruto de uma reflexão dedicada à “formação integral da pessoa”, feita no final da sua licenciatura:

"Aquela formação que visa o homem completo, tendo sempre em conta a educação para os valores e não apenas para o mercado do trabalho", sintetiza. A obra conta com prefácio assinado pelo bispo de Angra, D. João Lavrador, e tem por base os 20 anos de experiência do padre Jacinto Bento, como professor de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC):

"Ao longo de mais de vinte anos como professor de EMRC e alguns de Diretor Diocesano da Pastoral Escolar, fui vendo que esta disciplina, apesar da sua existência de pleno direito nas escolas e da sua importância para a formação integral dos alunos, nem sempre era devidamente reconhecida", aponta o sacerdote.

O padre Jacinto Bento acredita que sem a proposta da EMRC "o ensino fica mais pobre e poderá ficar comprometida a educação integral dos alunos", sustenta.

O bispo de Angra considera a obra como um "riquíssimo contributo para prosseguir com esperança numa área fundamental da sociedade como é a educação e o ensino" e que hoje está sujeita a "tantas ambiguidades".

No prefácio D. João Lavrador sustenta que "num tempo de tantas ambiguidades sobre o sistema de ensino, de enorme perplexidade por parte dos agentes educativos e de angu?stia para tantas fami?lias, a quem lhes e? tirada a responsabilidade primeira sobre a educac?a?o dos seus filhos, a Igreja quer estar presente para oferecer o seu contributo para edificac?a?o da pessoa, que deve ser harmonicamente desenvolvida em todas as suas faculdades; caso contra?rio, esta? em causa o seu futuro".

Educris com Igreja Açores



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades