Aveiro: "EMRC faz-te próximo" é tema do XV Interescolas diocesano

"EMRC faz-te próximo" é o tema da XV edição do Interescolas de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) da diocese de Aveiro que se realiza no próximo dia 31 de maio em Oliveira do Bairro. A organização espera cerca de  quatro mil alunos vindos de toda a diocese.

O dia tem início pelas 9h00 nas traseiras da Escola Secundária de Oliveira do Bairro. As escolas chegam a este lugar identificadas pelas faixas, bandeiras, slogans, mensagens do dia e pelas cores de cada arciprestado diocesano.

O programa, ainda em formato provisório, tem início pelas 9h30 com mensagens de boas-vindas por parte do presidente da Câmara local, a diretora do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro, Júlia Pinheiro e Regina Vidal, dretora pedagógica do IPSB – colégio de Frei Gil.

Presente no encontro o bispo diocesano, D. António Moiteiro vai finalizar a sessão de cumprimentos aos alunos participantes do Interescolas.

Neste ano, e como te vindo a ser hábito, os alunos são convidados a "construirem uma marca" explica ao EDUCRIS Elisa Urbano diretora do Secretariado Diocesano do Ensino Religioso Escolar de Aveiro (SDERE).

A "marca deste ano que os alunos são convidados a construir é o poliedro", um sólido geométrico que "é grato ao Papa Francisco e que faz parte do Plano Pastoral diocesano" acrescenta esta responsável.

Cada escola é convidada "a inserir nele um azulejo que está a preparar para colar nas faces do vaso" estando a sua contrução, em betão, a "cargo da Câmara local", sintetiza.

Após a contrução do Poliedro os alunos particopam num "Flash Mob" de EMRC que já está a ser "treinado em todas as escolas da diocese".

Pelas 11h00 acontece a "caminhada pelas ruas" de Oliveira do Bairro. Após o almoço realizam-se uma série de "ateliers temáticos" com destaque para a as "barraquinhas" de "música, jogos, teatro, dança, culinária, pintura de rosto, desportos radicais, magia e bijutaria".

No palco principal desenvolve-se a atividade "talentos de Oliveira do Bairro". O encontro termina pelas 16h00.

O SDERE disponibiliza uma plataforma online de inscrições para os interessados.

 

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades