Évora celebra 25 anos de Interescolas

A Arquidiocese de Évora celebra amanhã, dia 28 de abril, 25 anos de interescolas de Educação Moral e Religiosa Católica. O encontro vai realizar-se na cidade de Vila Viçosa e conta com momentos de reflexão, encontro, música e animação. A organização espera a presença de mais de 4 mil alunos de EMRC vindos de 31 escolas.

Ao EDUCRIS o padre Manuel José Marques, diretor do Secretariado Diocesano do Ensino Religioso Escolar (SDERE) de Évora concedeu uma breve entrevista onde recorda os 25 anos do interescolas, lança os desafios da EMRC na Arquidiocese Eborense, e promete, sem revelar, algumas surpresas para o dia de amanhã.

EDUCRIS: Como nasceu a ideia de um interescolas diocesano?

Padre Manuel José Marques: A ideia nasceu de um grupo de professores que decidiram fazer um encontro com os alunos das suas escolas, apenas 3 ou 4 e concretizaram a ideia que se repetiu nos anos seguintes cada vez com mais escolas e em lugares diferentes até que se tornou um encontro diocesano assumido pelo secretariado.

EDUCRIS: Como e onde decorreu a 1ª edição e quantos alunos estiveram presentes e o que mudou de lá para cá?

Padre Manuel José Marques: O primeiro encontro realizou-se em Estremoz, em 1992, com cerca de 150 alunos. ao longo destes 25 anos nmdou o número de alunos e necessariamente o formato por necessidade de adaptação aos mais de quatro mil que se reúnem presentemente. O que se mantém é o espírito de unidade e a alegria do encontro e da partilha.

EDUCRIS: O encontro deste ano celebra os 25 anos do Interescolas. Que surpresas reserva o encontro?

Padre Manuel José Marques: Este encontro pretende comemorar os 25 anos e celebrar o Jubileu da misericórdia com passagem pela porta santa da Arquidiocese, situada no Santuário de Nossa Senhora da Conceição, Padroeira de Portugal. O formato é semelhante ao dos anos anteriores e as pequenas surpresas deixariam de o ser e as revelássemos…

 EDUCRIS: Quantos alunos esperam e de quantas escolas da Arquidiocese?

Padre Manuel José Marques: O número de alunos anda ronda os quatro mil e vêm de quase todas as escolas da diocese, concretamente teremos 29 agrupamentos de escolas e 2 colégios católicos. 

EDUCRIS: Quantos professores existem em Évora a lecionar a EMRC e como olha a Igreja diocesana este serviço da Igreja nas Escolas?

Padre Manuel José Marques: O corpo docente da diocese de Évora é constituído por  35 professores. A igreja diocesana reconhece a importância do trabalho realizado pelos professores de EMRC. Entende que é mesmo uma prioridade e mais valia a presença da Igreja nas escolas através desta disciplina. Por isso contamos com o nosso Bispo sempre nos nossos encontros.



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades