Guarda: "Olhar para a pessoa, para além do ato"

No dia 8 de março, os alunos de diversas turmas do oitavo e nono anos do Agrupamento de Escolas gardunha e Xisto - Fundão assistiram a uma aula elucidativa sobre o que é e o que faz a Pastoral Penitenciária.

Perante o convite principal de “Olhar para a pessoa, para além do ato”, esta aula falou de liberdade, de dignidade, de tolerância, de inclusão e, principalmente, de misericórdia (amor que supera qualquer merecimento pessoal). Porque na misericórdia não se pergunta “merece?”, mas antes “precisa?”, esta aula centrou-se num desses atos fundantes da caridade e misericórdia cristã: visitar os presos.

Para a pastoral penitenciária, esta tarefa representa um estender a mão àquele que se deixou enredar na “banalidade do mal”, como uma oportunidade para se reerguer e regenerar. Um exemplo (entre muitos) de um contributo do Cristianismo e do trabalho social da Igreja Católica em prol da dignificação da pessoa.   

O Clube de voluntariado Proximus juntou-se a esta iniciativa através de uma recolha de livros e da elaboração de postais de Páscoa destinados a marcar presença neste trabalho de valorização e dignificação da pessoa privada da sua liberdade, mas que não deixa de ser pessoa.



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades