Lamego recebe «Às Voltas com o Amor»

1500 alunos, provenientes de 65 escolas de 15 dioceses de Portugal participam, entre amanhã, sexta-feira, e sábado na VI Edição do Encontro Nacional de Alunos (VI ENES) dirigido aos discentes de EMRC do Ensino Secundário.

Em entrevista à Agência Ecclesia João Ferraz, da Equipa Nacional da EMRC que organiza o evento, destacou a importância deste encontro "pelo desafio que o Papa nos faz a vivermos o ano da misericórdia".

Para este responsável a "planificação formulada para o encontro permitiu já o início do mesmo nas diversas realidades educativas" e potenciou "a que a disciplina saia do âmbito de sala de aula e se torne visível para toda a comunidade educativa":

"Queremos que os alunos saiam de si mesmo e vão ao encontro do outro percecionando a misericórdiano outro", afirmou.

João Ferraz lembrou que os eventos promovidos a nível nacional permitem à disciplina "sair da sala de aula" e "juntar alunos de todo o país" num ambiente "de festa e partilha com os outros".

«Às Voltas com o Amor» é o tema do VI ENES que este ano "conta com uma campanha de solidariedade como gesto concreto de misericórdia" procurando, em específico, recolher "fraldas para adultos e crianças" que serão oferecidas à Caritas diocesana e à Santa Casa da Misericórdia.

O VI ENES tem início junto ao Santuário de Nossa Senhora dos Remédios com "muita alegria, música, pintura e dança" e com a criação de "obras de arte que constarão do momento de encerramento do encontro". Após o acolhimento os alunos vão "descer o escadório de Nossa Senhora dos Remédios" e o encontro continua no Pavilhão Multiusos de Lamego. Pela noite está prevista a afixação de mensagens individuais dos alunos sobre a misericórdia numa rede militar e a realização de um flash move.

O Sábado vai ser marcado pelo Moral caching, uma atividade de conhecimento e reconhecimento das diversas realidades de Lamego e que conta com uma parceria entre a EMRC e o quartel militar local. A cerimónia de encerramento está marcada para as 14h30 na Sé Catedral e conta com a presença do bispo de Lamego, D. António Couto.

 



Recursos:
VI Encontro Nacional de Alunos do Ensino Secundário:


Newsletter Educris

Receba as nossas novidades