Portalegre-Castelo Branco: Ecos do Interescolas diocesano

Em pleno Jubileu Extraordinário da Misericórdia, proclamado pelo Papa Francisco, realizou-se, na cidade de Abrantes, o VI Encontro Diocesano de alunos de Educação Moral e Religiosa Católica do 9º ano e Ensino Secundário, da Diocese de Portalegre/Castelo Branco, sob o tema “Rostos de Misericórdia”.

A chuva que nos “brindou” com a sua presença obrigou a pequenas alterações no Programa definido, nomeadamente a saudação às escolas participantes bem como o local onde estava previsto o almoço partilhado, mas não desmobilizou os cerca de 700 alunos participantes.

Com um programa variado, os alunos participaram durante a manhã em dois workshop, na Igreja de São Vicente e no Teatro de São Pedro, respetivamente. Na Igreja de São Vicente, o Senhor Cónego Emanuel abordou o amor/misericórdia de Deus e a forma como se manifesta no amor ao próximo bem como a dificuldade de o viver no dia-a-dia dos jovens. No Teatro de São Pedro, após uma dramatização levada a cabo pela Escola Profissional de Abrantes sobre a violência no namoro, a psicóloga Doutora Sofia Loureiro abordou esta temática, infelizmente bem presente nas relações amorosas dos adolescentes.

Foi com muita alegria e satisfação que os alunos reconheceram na Igreja a presença do senhor bispo diocesano, Dom Antonino Dias, que usando da palavra transmitiu aos presentes uma mensagem de esperança, recorrendo ao Facebook para falar da amizade.

A tarde foi passada na Escola Doutor Manuel Fernandes e o tempo acabou por se revelar curto para que mais de uma dezena de escolas subissem ao palco onde os alunos transmitiram um pouco, a todos os participantes, os seus dons artísticos/musicais.

Deixamos uma palavra de louvor e gratidão ao Secretariado Diocesano bem como à equipa que preparou, organizou e levou a efeito este Encontro Diocesano. Pela presença da maioria dos alunos da Diocese no encontro ficou bem demonstrado o interesse dos alunos pela participação em atividades da disciplina de EMRC, pela disciplina e sua importância nos currículos, na formação académica, humana e pessoal.

Foi um dia de salutar convívio e amizade entre professores e alunos ficando a promessa de regressar no ano seguinte, em local a definir, para participar no VII Encontro Diocesano de alunos de EMRC da Diocese de Portalegre/Castelo Branco.

Manuel Eliseu



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades