EMRC: "Uma ótima Opção"

O meu nome é Sónia Arcângelo, tenho 19 anos e estou neste preciso momento a frequentar o 2º ano da licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. No entanto, nasci no Porto e frequentei toda a escolaridade obrigatória em Ermesinde.

O primeiro contato com a disciplina de EMRC deu-se logo no quinto ano, numa nova escola e num novo ciclo escolar, o que me levou a inscrever sem qualquer hesitação. Frequentei a disciplina até acabar o ensino secundário e posso dizer seguramente que não me arrependo nada de o ter feito.

Sempre ouvi comentários de colegas meus a dizer que a disciplina era aborrecida porque não se fazia absolutamente nada nas aulas ou porque se falava apenas de religião, um tema um quê complicado ou até irrelevante para muitos, mas houve tanto que aprendi! Muitas das aulas serviam para debater assuntos relevantes, que nos poderiam ajudar a refletir e a desenvolver as nossas perspetivas sobre o mundo e a sociedade, o que ajuda, certamente, a crescer.

Guardo com carinho muitos momentos que vivi graças à disciplina de EMRC e, também, graças aos professores que tive. Todos os professores que tive eram bastante simpáticos e comunicativos. Ouviam, também, os alunos, criando, assim, uma excelente relação com todos, o que é extremamente importante, na minha opinião, numa relação professor/aluno. Mas não foi só dentro da sala de aula que aprendi. Quando eram organizadas visitas de estudo – muito aguardadas por todos, claro! -, estas também me ajudaram a conhecer lugares que não conhecia, a reter novos conhecimentos e, também, a criar amizades com pessoas que agora fazem parte da minha vida e que estou muito feliz por ter conhecido e com quem ainda mantenho contato, mesmo estando longe da minha cidade.

Mas o importante é que, com a ajuda da disciplina de EMRC, aprendi a ser mais responsável. Aprendi a ver o mundo com outros olhos, a perceber melhor o que me rodeia. Mas, principalmente, ajudou-me a crescer e a tornar-me melhor pessoa. E é algo que eu nunca vou esquecer.

A todas as pessoas que poderão estar a ler este testemunho e que se estejam a perguntar se se inscrever em EMRC é ou não uma boa opção. A minha resposta é: sim, é uma ótima opção. Se querem adquirir novos conhecimentos e conhecer novas perspetivas sobre determinados assuntos, se querem mudar a vossa vida, façam-no. Prometo que não se vão arrepender.  



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades