EMRC: Valores e bem comum, por uma antiga aluna

Frequentei a disciplina de EMRC, na Escola E.B. 2,3 Abade Correia da Serra – Serpa, durante cinco anos com o professor Jorge da Mata, um professor cheio de paciência e gosto em ensinar e também com grande estima pelos seus alunos, inclusive pela minha turma.

Ainda hoje me lembro da última aula e da hora da "despedida" entre o professor e a minha turma de 9° ano. Lembro-me acima de tudo do comentário que o professor fez acerca da minha prestação enquanto sua aluna: "Em todos os dias que vos dei aulas houve uma pessoa que apareceu sempre com um sorriso na cara, e foste tu Vanessa!" (Que sou eu). E é verdade, quando íamos para as aulas do professor Jorge era impossível haver má disposição e falta de vontade porque a mensagem que nos transmitiu acerca da suas aulas, da vida e da religião era inconfundível!

Educação Moral Religiosa e Católica contribui muito para o nosso crescimento enquanto pessoas, para nos conhecermos melhor a nós próprios e aprendermos a fazer introspeção e estabelecer valores e princípios importantes, que devem sempre estar presentes no nosso quotidiano.

A disciplina dá-nos uma perspetiva diferente do livre arbítrio de cada um e da forma como o devemos investir nas nossas vidas em prol do equilíbrio e paz na humanidade. Não é fácil e nunca será, mas...

... Embora sabendo que o mundo não pode ser perfeito e que há adversidades que nos impedem de atingir esse equilíbrio, há formas de amortecer a negatividade e maldade no mundo, uma delas é, sem dúvida, através do envolvimento e entrega nesta disciplina.

 

Vanessa Batista Delgado

23 anos

Estudante de Psicologia Educacional

Lisboa



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades