"Rostos de Misericórdia" chega às escolas de todo o país

De 14 a 18 de março realiza-se, em todo o país, a Semana Nacional da Educação Moral e Religiosa Católica sob o tema “Rostos de Misericórdia”.

Fernando Moita, Coordenador do Departamento do Ensino Religioso Escolar (DERE) no SNEC explicou, em declarações ao EDUCRIS, o porquê do tema desta semana:

“Num momento crítico da história da Humanidade, onde o fenómeno das migrações, dos refugiados, das guerras, da intolerância religiosa, dos regimes ditatoriais, da crise financeira, se faz cada dia mais visível e presente na nossa história individual” torna-se fundamental “redobrar a nossa atenção para com os mais desfavorecidos e excluídos, na procura comum da justiça socia”. Deste modo “a disciplina de EMRC propõe-se levar à Escola um contributo específico para que aquela cumpra plenamente a sua missão”.

Assim nasceu o “Rostos de Misericórdia” que procura “possibilitar aos docentes e alunos uma reflexão sobre a misericórdia enquanto valor fundante das relações humanas” e que permite olhar “para o outro na sua integralidade e nas suas fragilidades”.

Deste modo, aponta Fernando Moita, procura-se educar para a Misericórdia colocando na frente dos alunos determinadas realidades que eles reconhecem mas que em contexto de sala de aula os levamos a refletir sobre elas e a suscitar este desejo de ‘eu posso ajudar a mudar e a alterar’” isto porque “valor da solidariedade também se treina”, aponta.

Para uma “melhor vivência” desta semana foi criado um conjunto de propostas desde o 1.º ao 12.º ano de escolaridade que podem ser consultados no Educris.

Com este evento pretende-se também "dar visibilidade” ao trabalho realizado com os “muitos milhares de alunos” que escolheram a disciplina de EMRC nos diversos anos de escolaridade.

 

Ao longo da semana publicaremos testemunhos de alunos, antigos alunos e professores que falam sobre a sua experiência de vida com a EMRC.



Recursos:
"Rostos de Misericórdia":Download Documento


Newsletter Educris

Receba as nossas novidades