Miguel e Maria: Uma história de cumplicidade com os alunos

A nova edição dos manuais de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), reformulados em virtude das alterações promovidas pelo Programa de EMRC, edição 2014 trouxeram aos alunos dois personagens, o Miguel e a Maria, que acompanham o desenvolvimento das Unidades Letivas no 5º e no 6º ano de escolaridade.

Nas recentes ações de formação e apresentação dos novos recursos para a disciplina muitos foram os docentes que pediram "os bonecos que os alunos tanto gostam" de modo a poderem "tirá-los do livro e torná-los ainda mais próximos dos mais pequenos" que, sem se aperceberem, "crescem ao longo do ano juntamente com estes dois pequenos amigos imaginários".

A professora Catarina Oliveira, docente da disciplina em Aveiro e no Porto partilha com todos a sua experiência com o Miguel e a Maria.

"O Miguel e a Maria têm sido dois elementos muito importantes nas aulas de EMRC do 5.ºano (nível que leciono - sete turmas do 5.ºano). Não são imprescindíveis, mas são importantes, facilitadores e muito apelativos. Os alunos vibram com a sua presença e disputam sempre o lugar e a vez de poderem "tomar conta deles" ou mesmo de lhes "dar vida", apesar de haver uma regra imposta para essa distribuição de tarefas. Quando foram apresentados às turmas, ficou acordado que nas aulas seguintes um par de alunos (por cada turma) ficaria sempre responsável pela integração dos mesmos na aula, havendo rotatividade de acordo com a disposição de cada turma em sala de aula. Assim quando o Miguel ou a Maria surgem no manual com algum palpite pertinente para a aula os alunos que os possuem têm que lhes "dar vida", falando/lendo por eles. Os jogos e as "entrevistas para a Manteiga Margarina" (atividade inventada pela docente para a discussão dos determinados assuntos abordados) também são exemplificados e dinamizados pelo Miguel e pela Maria, com a ajuda da professora.

Estes bonecos também são muito bem aceites pelas crianças com Currículo Específico Individual e facilitam imenso a sua integração em sala de aula. Toda a turma fica sob a responsabilidade dos mesmos e expectante com a sua reação. As crianças sentem-se acolhidas e o protagonismo que recebem facilita a comunicação com a turma e o desenvolvimento de competências linguísticas e de leitura.

No Clube de EMRC (para 2.º e 3.º ciclos) que dinamizo no Agrupamento de Escolas de Cacia, o Miguel e a Maria são vistos como as mascotes do mesmo e por isso acompanham-nos sempre nas atividades que realizamos, seja nas idas às pré-escolas e escolas primárias,  ou mesmo no visionamento de filmes e dinamização de jogos. Aqui não há regra para os segurar e "dar vida", ou simplesmente se encontram a observar as atividades ou passam de mão em mão durante a hora e meia do Clube.

No 1.º Ciclo também fazem imenso sucesso...são os amigos mais velhos, do 5.º ano, que por vezes lhes contam histórias e leêm livros. Às vezes também têm algumas zangas nos inícios das aulas que depois os meninos do 1.º ciclo ajudam a resolver e a apaziguar os dois.

Como referi em cima, os bonecos Miguel e Maria não são imprescindíveis na disciplina de EMRC, mas têm por certo ajudado imenso na lecionação da mesma, proporcionando atividades mais lúdicas e interessantes e aprendizagens certamente mais significativas. O facto do livro ganhar vida motiva as crianças e ajuda-as estar mais atentas à aula e de certo modo a valorizar mais o uso do manual, que por vezes é tão minimizado e ridicularizado."

 

Em anexo, e em formato PDF, encontra o Miguel e a Maria, para imprimir, recortar, colocar em 3 D ou simplesmente pintar. A opção é sua!

Imagem:Sérgio Martins

 



Recursos:


Newsletter Educris

Receba as nossas novidades