Alunos do Algarve fazem experiência do Caminho

Foram 'apenas' sete horas de caminhada, no total de vinte e sete quilómetros, a introdução da experiência do caminho milenar de Santiago que a disciplina de Educação moral e Religiosa católica (EMRC) quis introduzir aos alunos do secundário que frequentam a EMRC no Algarve.

28 alunos aceitaram o desafio e partiram de Vila Real de Santo António, Tavira, Faro e São Brás de Alportel, no passado dia 22 de fevereiro rumo à Galiza. Numa viagem necessariamente longa os alunos visitaram os Santuários do Bom Jesus e da Senhora do Sameiro, em Braga tendo ainda tempo para "desentorpecer as pernas" numa visita à zona histórica da cidade dos arcebispos.

No dia 23, já na região galega e na localidade de Padrón os alunos partiram no caminho rumo à catedral de Santiago de Compostela. Ao EDUCRIS a docente Paula Frazão referriu que "o cansaço e as dificuldades sentidas pelo trajeto" apenas ajudaram os alunos a descobrir o valor da "superação, da entreajuda, e da amizade" numa experiência que proporcionou, apesar de curta, um autêntico "autoconhecimento de si, dos outros e de Deus". Para a docente é "impressionante o modo como os alunos entraram na Catedral de Santiago, pelo silêncio, a reflexão e o espanto".

No dia 24 o grupo rumou ao Porto onde visitou a Casa da Música e após o almoço visitou a Torre dos Clérigos e a Sé Catedral. Como balanço a docente destaca o facto de ser uma "atividade que juntou várias escolas da mesma região" permitindo "maior convívio e troca de experiências entre alunos e professores" e um maior sentido de "comunidade nesta experiência de busca do sentido proposta pelo programa da discipilina para o Secundário".



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades