Setúbal: Alunos visitam Aljubarrota e Santuário de Fátima

No dia 11 de fevereiro 49 alunos de EMRC do sétimo ano da escola José Afonso, diocese de Setúbal visitaram o centro de Interpretação da batalha de Aljubarrota e o santuário de Fátima numa atividade inter-disciplinar entre a Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) e a História.

Ao www.educris.com o professor Pedro Nunes recordou os objetivos pedagógicos da visita que permitiu “interpretar produções culturais” e um olhar “crítico sobre os episódios históricos e factos sociais, a partir de uma leitura da vida fundada em valores cristãos humanistas”.

A visita pretendeu valorizar e “consolidar conhecimentos adquiridos” nas duas disciplinas e “observar o património histórico de grande relevância para o conhecimento e compreensão da História Nacional”.

Pedro Nunes afirma que este tipo de visitas, interdisciplinares, é incentivado no Agrupamento de Escolas existindo mesmo a figura de “coordenador da Articulação Pedagógica” que procura encontrar “pontos de contacto nos conhecimentos transmitidos pelas diversas áreas do saber”.

Os alunos apreciaram em grande medida a visita que lhes permitiu entrar em contacto com a história de Aljubarrota, o fenómeno de Fátima e a vida do papa São João Paulo II e sua relação com a queda do muro de Berlim.



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades