Guarda: "Viagem ao mundo das religiões - história, cultura e religião"

Entre os dias 14 e 31 de janeiro decorreu no Agrupamento de Escolas Gardunha e Xisto no Fundão uma exposição intitulada "viagem ao mundo das religiões -Um olhar sobre(o)humano!"

A iniciativa, uma parceria entre a Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), História e Geografia de Portugal (2.º ciclo) e História (3.º ciclo), "despertou nos alunos uma compreensão mais abrangente da história, da cultura e dos princípios inerentes às diversas religiões", afirma um comunicado a que o EDUCRIS teve acesso.

Na missiva a docente de EMRC Dina Pinto recorda o objetivo da exposição e o modo como foi operacionalizada:

"Esta viagem materializada numa 'mala' cujo conteúdo remete para cada uma das religiões transmite a mensagem de que o ser humano é, na sua essência, um ser religioso (um ser que se projeta para fora de si, que busca para além da mera materialidade e superficialidade, um ser que contempla e que comunica, por meio de elementos simbólicos, aquilo que tem de mais profundo)".

Do ponto de vista pedagógico várias foram as unidades letivas e os anos envolvidos no projeto:

No 6º ano, a unidade letiva 2 - "Jesus, um homem para os outros" construiu-se um jogos de dados sob o tema "Povos e pessoas molDADOS a partir do Cristo/Cristianismo". No 7º ano, a unidade Letiva 2 "As religiões" permitiu criar uma "malas das religiões e cartazes com 'princípios éticos inerentes às diversas religiões'. No 8.ºano as Unidades Letivas 2 "O ecumenismo", o "Amor" e "Ecologia e Valores" permitiram criar uma "mala das religiões e a paz, o amor e a ecologia".

Com base na frase lida num dos cartazes da exposição “uma verdadeira religião oferece chaves de leitura para compreender a experiência humana”, os alunos de EMRC com o apoio do clube de voluntariado “Proximus” distribuíram ao pessoal docente e não docente do Agrupamento pequenas chaves simbólicas que transportavam mensagens e propostas de vida recolhidas de cada uma das tradições religiosas.

Para a docente de EMRC a "ecologia, paz e o diálogo" são as chaves "que precisamos de cultivar para um olhar sobre(o)humano! São estas que poderão abrir as portas para que os nossos alunos sejam melhores cidadãos e (sobretudo) melhores pessoas".



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades