Porto: Jornadas de Teologia refletem sobre a Misericórdia

A Universidade Católica Portuguesa (UCP), através da Faculdade de Teologia do Porto, organiza, de 1 a 4 de fevereiro, as Jornadas de Teologia 2016.

Subordinadas ao tema "Do Deus da misericórdia à misericórdia de Deus"  as jornadas procuram ajudar a «contemplar o mistério da misericórdia» que, nas palavras pontifícias, é «o caminho que une Deus e o homem, porque nos abre o coração à esperança de sermos amados para sempre, apesar da limitação do nosso pecado» (Misericordiae vultus), lembra o comunicado enviado ao EDUCRIS.

Do programa destaque para a participação de  Enzo Bianchi, prior do Mosteiro de Bose, em Itália, que vai refletir, na abertura das jornadas, no tema «A misericórdia na Bíblia» e «Jesus, relato da misericórdia de Deus».

Ainda no dia 1 de fevereiro D. António Couto, bispo de Lamego, traz aos participantes o tema «As obras de misericórdia: Uma leitura de Mt 25, 31-46». Do dia termina com António Tavares que apresenta «As Santas Casas da Misericórdia: Do carisma à missão».

No dia 2 de fevereiro o «Horizonte teologal e racionalidade teológica: Uma reflexão teológico-fundamental sobre a misericórdia» é apresentado por José Pedro Angélico. O professor josé Eduardo Borges de Pinho reflete acerca da «A Igreja, casa da misericórdia». Ainda neste dia as Jornadas recebem uma mesa redonda sob o tema «Expressões atuais das obras de misericórdia» que conta com Ana Maria Braga da Cruz, da Associação Coração Amarelo; Maria de Fátima Pires, da Congregação do Bom Pastor e Serafim Ascensão, dos Companheiros de Emaús.

A 3 de fevereiro os participantes vão escutar D. Bernardino Costa, OSB refletir sobre o tema «O pecador e a penitência ao longo dos séculos». O professor Arnaldo Pinho apresenta  tema «A penitência: Reflexões livres sobre um sacramento em vias de “perdição”». Da parte da tarde «O ritual da Penitência: Possibilidades e limites» é apresentado por João Peixoto, e Carlos Gonçalves, OCD, termina o dia com «Atendimento espiritual e consulta psicológica: Continuidades e singularidades».

No ultimo dia das Jornadas de Teologia do Porto Alexandre Duarte apresenta «A misericórdia com os demais a partir da misericórdia com Deus» e jorge Cunha reflete sobre «A misericórdia como critério moral e pastoral».

Informações e inscrições:
[email protected]

Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades