Guarda: Desafios "Proximus - Um amor que se faz presente!" e “Contigo no coração!” animam escolas

Desde o início do ano letivo funciona no Agrupamento de Escolas Gardunha e Xisto, na diocese da Guarda, um clube de Voluntariado, dinamizado pela disciplina de EMRC – Voluntários “Proximus” – formado por alunos do segundo e terceiros ciclos.

Como o próprio nome sugere, o clube convida cada voluntário a tornar-se próximo de quem necessita de se ver reconhecido no seu rosto humano.

Durante a recente época natalícia, os alunos do 8.º e 9.º anos foram convidados a concretizar dois desafios “Proximus”, de acordo com as propostas curriculares da disciplina de EMRC (o amor e a dignidade humana): “Um amor que se faz presente!” e “Contigo no coração!”, procurando ser presente e tornar presente a riqueza e a beleza da vida, apesar do sofrimento.

O desafio “Proximus” “um amor que se faz presente!” consistiu na elaboração, por parte de alunos do oitavo ano, de mensagens de carinho, conforto e esperança que fizeram chegar a pessoas internadas na Unidade de Cuidados Paliativos do hospital local.

Por sua vez, o desafio “Proximus” Contigo no coração!”, envolveu os alunos do nono ano e alguns do oitavo ano, na elaboração de corações repletos de mensagens dirigidas às crianças do IPO/pediátrico de Coimbra, convite que se traduziu em muitas dádivas que fizeram palpitar muitos corações.

Também os grupos do 7.º ano de catequese da paróquia propuseram juntar-se a esta iniciativa mediante a elaboração de mensagens que tornaram presente o espírito das Bem-Aventuranças: nesta época que abre de modo sublime as portas à misericórdia são bem-aventurados os que transportam esperança ao coração de quem sofre! 

Professora Dina Pinto



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades