Coimbra: Direitos Humanos comemorados em Penacova

Os alunos da escola de São Pedro de Alva, em Penacova, celebram ontem o dia Internacional dos Direitos Humanos.

O Dia Internacional dos Direitos Humanos, celebrado anualmente a 10 de dezembro, visa "homenagear o empenho e dedicação de todos os cidadãos defensores dos direitos humanos" e alertar para a existência de vários "tipos de discriminação, promovendo a igualdade entre todos os cidadãos".

Neste contextos os alunos inscritos em EMRC foram convidados, pela docente Paula Marques, a realizar "trabalhos relativos à comemoração do 67º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos" procurando evidenciar "figuras reconhecidas mundialmente na defesa dos direitos humanos".

Participaram alunos das turmas do 2º, 3º, 4º, 6º e 9º ano que "construiram trabalhos diversos dentro da temática estudada".

A comemoração Internacional do Dia dos Direitos Humanos foi escolhida para honrar o dia em que a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou, a 10 de dezembro de 1948, a Declaração Universal dos Direitos do Homem.

A declaração foi assinada por 58 estados e teve como objetivo promover a paz e a preservação da humanidade após os conflitos da 2ª Guerra Mundial que vitimaram milhões de pessoas.

O documento enumera os direitos humanos básicos que devem assistir a todos os cidadãos. Em Portugal o dia é comemorado desde 1998 após a Assembleia da República reconhecer a grande importância da Declaração Universal dos Direitos do Homem e aprovar a Resolução que institui o dia 10 de dezembro como o Dia nacional dos Direitos Humanos.

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades