Cartaxo: Alunos assinalam Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza

No dia 16 de outubro, mais uma vez, a comunidade escolar do Agrupamento de Escolas Marcelino Mesquita do Cartaxo manifestou a sua sensibilidade para com os problemas sociais decorrentes da pobreza. No intervalo das 10.00h, alunos, professores e funcionários reuniram-se no pátio da escola secundária para fazer um cordão humano, um minuto de silêncio e ler com determinação o manifesto contra a pobreza enviado pela Oikos, com quem estabeleceu parceria neste gesto simbólico. Os presentes estavam unidos por uma pulseira com a inscrição “Pobreza Zero”. Para além do gesto coletivo, houve uma generosa partilha: cada pessoa foi convidada a doar entre um cêntimo e um euro para aquisição das pulseiras (valor a enviar para a Oikos) e um litro de leite para famílias carenciadas do nosso concelho, acompanhadas pelas Conferências de São Vicente de Paulo.

 

Numa vertente mais didático-pedagógica, foi feita uma reflexão e exposição sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e um “mural” no qual professores e alunos redigiram o seu pensamento a partir do mote “Eu luto por…”.

 

Esta atividade foi dinamizada pelos alunos de Educação Moral e Religiosa Católica do ensino secundário, que, decorrente do estudo em curso da unidade letiva 4 (Civilização do Amor), quiseram associar-se a este movimento de sensibilização e intervenção na construção duma sociedade mais justa e fraterna.

 

Fica o agradecimento enorme a todos quantos participaram e um reconhecimento pelo trabalho e empenho dos alunos de EMRC.

 

 

 

Os professores de EMRC

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades