Madeira: X Encontro de Cantares do Espírito Santo

No âmbito do Plano de Ação de 2014/2015 do Departamento de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), do Secretariado Diocesano da Educação Cristã, da Diocese do Funchal, realizar-se-á o X Encontro de Cantares do Espírito Santo, no Auditório do Centro Cívico do Curral das Freiras, no dia 29 de maio de 2015, pelas 14h.

A escola que acolhe este evento será a EB123/ PE do Curral das Freiras.

As “Visitas Pascais” ou habitualmente denominadas “ Visitas do Espírito Santo” para o povo madeirense, constitui uma grande festa. As famílias, amigos e vizinhos reúnem-se para receberem as bênçãos.

Estas manifestações de devoção ao Espírito Santo realizam-se entre o II Domingo da Páscoa e a solenidade da Ascensão.

A Visita Pascal, normalmente, presidida pelo pároco, ou seu representante, que procura alternar em cada ano, até visitar toda a paróquia. Acompanham homens e mulheres, revestidos com opas vermelhas. Uma leva a Bandeira e outra o Pendão com as Insígnias do Espírito Santo, que são beijadas pelos visitados, e ainda outra leva a bandeja ou coroa onde são depositadas as ofertas. Habitualmente vão duas saloias, trajando de vermelho ou o traje típico regional, enfeitadas de ouro, transportando cestinhos de vimes com flores que também servem para recolher os doces e outras guloseimas que lhes são oferecidas. À entrada das casas vão cantando os versos tradicionais do Espírito Santo. Há localidades, em especial nas zonas rurais, em que o grupo é acompanhado por instrumentos musicais.

A disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) procura levar para o ambiente escolar esta verdadeira festa. Os objetivos desta actividade são, entre outros, levar a alegria pascal, manter uma presença da Igreja no ambiente escolar e proporcionar um melhor conhecimento das tradições cristãs.

Imagem: Secretariado Diocesano da Educação Cristã, Funchal



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades