A Matemática como fator de unidade entre Cristãos e o Islão, um projeto EMRC

“Promover a tolerância entre religiões abraâmicas” através do uso da “matemática como fator de união da cultura e artes cristã e Islâmica” são dois dos objetivos do projeto “Christianity, Islam and Mathematics” [Cristianismo, Islão e Matemáticas] que os alunos do 9º ano do Agrupamento de Escolas de Idães, Felgueiras, estão a desenvolver em parceria com a Escola , Burdur Bilim ve Sanat Merkezi, de Burdur, na Turquia.

Criado por docentes de Matemática e Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) o projeto desenvolve-se em eTwinning e ajuda os alunos a “conhecer a origem, crenças, princípios éticos, livro sagrados e festividades” das duas tradições religiosas.

Em declarações ao www.educris.com Ricardo Cunha, docente de EMRC da Escola de Idães destaca a “excelente aceitação e entusiamo dos alunos portugueses e turcos” que participam nesta iniciativa. Numa altura de crescente intolerância e crescente extremismo é fundamental “construir pontes” e a matemática apresenta-se “como um excelente interlocutor” porque permite aos discentes “dar ênfase a aspetos matemáticos presentes em cada religião e a respetiva simbólica”.

Novas tecnologias fundamentais

“Para a aplicação deste projeto o uso das tecnologias de comunicação e informação revelou-se fundamental”, confidencia o docente. No final de cada apresentação, que decorre via Skype “os alunos enviam um resumo da mesma aos colegas e “partilham-na no TwinSpace com a comunidade educativa sob a forma de mural”. Também a língua “é trabalhada” neste projeto. Ricardo Cunha lembra que todas as comunicações “se realizam em inglês o que traz melhoramentos no conhecimento linguístico e na oralidade dos alunos”.

 

imagem: http://townhall.com/ 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades