Aveiro: "Alunos de EMRC desafiam à construção de um mundo melhor"

 

Os alunos de EMRC do Agrupamento de escolas de Albergaria-a-Velha promoveram uma atividade em de "desafiam à construção de um mundo melhor".

Com a interrogação «O que falta fazer para tornar o mundo melhor?»  formulada pelos alunos de EMRC a toda a comunidade do Agrupamento de escolas de Albergaria-a-Velha, durante a última semana de aulas do 2º período.

 

Através de "pedipapers", entrega de cartas de desafio, apresentação de vídeos originais, baús de partilha de elogios, criação de cadeias de favores e outras iniciativas, os alunos de EMRC do ensino secundário deste agrupamento de escolas interpelaram a comunidade escolar a construir um mundo diferente, marcado pelos valores de uma civilização que se pretende mais humanizada, centrada no reconhecimento do valor da pessoa humana.

 

No dizer de uma das alunas envolvidas nas atividades, «o pensamento - ‘Não faço, porque ele também não fez.’- é totalmente incorreto e tem de ser eliminado. Esta deve ser a nossa motivação: fazer, exatamente, porque mais ninguém o faz e porque se trata de coisas de extrema importância.» Outro aluno recordava, também, que «temos de ser nós os primeiros a mudar, a assumir uma outra atitude. É preciso termos um papel ativo na vida dos outros.»

 

Num sentido positivo, referia, ainda, uma outra aluna que «a civilização do amor é uma nova forma de viver e encarar a vida com respeito, lealdade, justiça e solidariedade entre todos. É encontrar o amor de Deus e passá-lo entre nós para a construção de um mundo melhor. ‘Deus quer, o homem sonha, a obra nasce’.»

 

Estas iniciativas representaram o culminar do trabalho desenvolvido no âmbito da unidade letiva sobre «civilização do amor» na disciplina de EMRC.

 

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades