Lamas: "Do Eu solitário ao Nós solidário"

Inserida na campanha de angariação de leite promovida pelo Colégio de Santa Maria de Lamas decorreu, no passado dia 4 de março, uma conferência que contou com a presença e participação de Frei Fernando Ventura, fundador do "Banco de Leite" para São Tomé e Príncipe, e foi dirigida aos alunos do 12º ano.

Disponibilizamos o comunicado que nos foi enviado pelos docentes de EMRC do Colégio:

"O Frei Fernando Ventura é uma figura mediática, sendo um assíduo comentador de atualidade social, política e religiosa na SIC, tendo sido nomeado pela TSF ‘figura do ano’ de 2010. Pertence à Ordem dos Franciscanos Capuchinhos e é teólogo e biblista. As suas palavras têm sempre muito eco pois não tem papas na língua e é reconhecida de todos a sua sinceridade e frontalidade em relação à vida política e eclesial.

A conferência tinha o título sugestivo ‘Do Eu solitário ao Nós solidário’ e, após um momento musical com a interpretação instrumental do tema 'What a wonderful world' de Louis Armstrong por cinco talentosos alunos do 12ºano, o Frei Fernando Ventura começou assim: ‘Numa floresta em chamas, todos os animais fugiam assustadíssimos. Um beija-flor ia ao rio e levava no seu pequeno bico gotinhas de água para apagar o fogo. Todos os animais começaram a troçar do seu esforço inglório. Mas ele respondeu que apenas estava a fazer a sua parte e que o pouco volume de água que lançava era tudo quanto tinha e podia dar…’

O conferencista, de uma forma cativante e interpelante, sublinhou a importância de ousar a edificação da fraternidade universal, devendo nós sair de nós mesmos e estabelecer relações e criar laços, sobretudo com aqueles que mais precisam de nós. Disse que temos que nos tornar cidadãos praticantes e alinhar no desafio da construção da casa comum que é o planeta e a humanidade.

Explicou que a aritmética de Deus não obedece à lógica da racionalidade humana e que há que dividir para multiplicar e somar sem subtrair nada a ninguém. Destacou a ideia de que somos pobres mas somos muitos e que o pouco de cada um pode fazer milagres. Não podemos tirar a fome do mundo mas podemos tirar alguém do mundo da fome.

Após a palestra, houve a oportunidade para algumas perguntas pertinentes dos alunos e, no final, foi oferecida ao palestrante uma pintura com motivos africanos realizada por dois alunos do Curso de Artes."

EMRC, Lamas



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades