Formação: D. António Moiteiro pede aos docentes "compromisso eclesial"

"A Igreja espera que vós, docentes de EMRC, sejais interlocutores priviligiados da ressurreição de Jesus a todos os que, na escola, ainda não tiveram o testemunho de fé e a experiência de encontro com o ressuscitado". 

As palavras são de D. António Moiteiro, Bispo de Aveiro e vogal da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF), durante a apresentação do Encontro de Formação de professores de EMRC que decorre até domingo em Alfragide.

Na ocasião o Bispo de Aveiro trouxe aos docentes o sentir "da CEECDF e da Conferência Episcopal Portuguesa" e lembrou aos docentes que eles são "membros do dinamismo da Igreja para o anúncio do Evangelho" numa dinâmica "tão querida pelo Papa Francisco na Evangelii Gaudium". 

Na sua breve alocução o vogal da CEECDF lembrou que o desafio dos docentes de EMRC é o que "viver na sua vida o acontecimento da ressurreição e promover com os seus alunos o encontro com o ressuscitado" à semelhança dos "discípulos de Emaús" que experiemntaram "a ressurreição no domingo à tarde". Deste modo, afirmou, os docentes tornam-se "intermediários junto dos alunos de modo a que também eles possam ver Jesus Ressuscitado".

A formação de EMRC é dirigida a docentes de EMRC, Secretariados Diocesanos, professores cooperantes e equipas de construção de manuais e prepara já o Fórum EMRC 2015 que se vai realizar em Maio na cidade de Fátima.

Acompanhe em direto as conferências:

Dia 6 de fevereiro

21.30 – “Pressupostos epistemológicos e pedagógicos do desenvolvimento curricular em EMRC, edição de 2014”, Cristina Sá Carvalho. 

 

Dia 7 de fevereiro

09.30 - “A hermenêutica bíblica numa disciplina confessional”, P.Júlio Franclim do Couto Pacheco

11.30 -Finalidades e Domínios de Aprendizagem em EMRC, edição de 2014”, Juan Ambrósio. 

Dia 8 de fevereiro

10.45 – “EMRC, profecia e dom: um jeito de ser Igreja”, Pe. José Frazão Correia, s.j. 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades