EMRC: Encontro Nacional do Secundário em movimento

"(Des)Abrigo-me ConTigo" é o tema do V Encontro Nacional do Ensino Secundário (ENES) para alunos de EMRC de todo o país.

O encontro vai realizar-se em Leiria, nos dias 10 e 11 de abril de 2015, conforme carta enviada recentemente a todos os diretores diocesanos responsáveis pela EMRC e através destes a todos os docentes da nossa disciplina.

Neste momento a equipa nacional de professores está a preparar o encontro "à luz da Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, onde o Papa denuncia a tendência de isolamento que a sociedade atual proporciona e convida os católicos a uma renovada experiência de encontro com Cristo. Desafia a Igreja a viver a fidelidade à sua própria vocação de ser luz e misericórdia para todos", lê-se na carta.

Para este encontro, que se pretende "comprometedor e significativo na vida dos alunos do Secundário" o Departamento do Ensino Religioso Escolar (DERE) conta com cerca de 800 lugares disponíveis (professores e alunos de EMRC).

Em declarações ao www.educris.com Fernando Moita, coordenador do DERE, lembra a necessidade de formarmos "os nossos alunos do secundário para a dinâmica do serviço e da partilha" e estão já a ser preparadas "um conjunto de ações, reflexões e atividades" que vão de encontro com o pedido do Papa Francisco de irmos "até às periferias existenciais".

Dentro em breve o DERE vai disponibilizar a ficha de inscrição por agrupamento escolar e o programa completo da atividade.
 
Atividades da responsabilidade do DERE
 
Para além do V ENES o Departamento do Ensino Religioso Escolar anuncia já a realização da Semana Nacional da disciplina de EMRC, de 16 a 20 de março de 2015, do Fórum EMRC 2015, subordinado ao tema " Unidos a Deus, ouvimos um clamor - A alegria da missão na Escola", destinado a todos os docentes de EMRC e que Fátima recebe de 8 a 10 de maio de 2015. Neste Fórum, para além de conferências, vão ser apresentados os novos manuais. Será também uma ação de formação, em parceria com a Faculdade de Teologia da UCP, que concederá 1,5 créditos.
Ainda em maio, a EMRC volta a Fátima, com os alunos do 1º ciclo de todo o país para nova edição do Interescolas do 1º Ciclo sob o tema: "A Alegria do Encontro", com data marcada para 29 de maio de 2015.
 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades