XIX Forum/Festa de EMRC de Viana do Castelo

Realizou-se no dia 5 deste mês o XIX Forum/Festa da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica, na diocese de Viana do Castelo, tendo mobilizando mais de três mil alunos e cerca de 250 professores, da disciplina e de outras disciplinas, das escolas do distrito com o tema “Vem e Vê”.

A festa da experiência dos valores cristãos, concentrou-se no Centro de Estágios de Melgaço, em Melgaço, num convívio que vai deixando marcas no tempo e lembranças que se tornam inesquecíveis.

Contamos com a honrosa presença do Bispo da Diocese, D. Anacleto que veio dar as boas vindas aos jovens e a todos os presentes e envolvidos no encontro.

Os alunos que participam neste encontro enfatizam a vertente das amizades feitas ao longo dos anteriores encontros, assegurando que, através da internet, nas redes sociais e de mensagens, vão perdurando no tempo. O fórum, além de ser bom para conhecer novas pessoas e fazer novas amizades é um tempo de reencontro com amigos que não encontram durante o ano.

Duas professoras do Sul que pela primeira vez participaram neste encontro ficaram maravilhadas e mesmo emocionadas por ver tantos jovens cristãos juntos e afirmaram que nunca tinham vivenciado uma experiência como esta e estavam impressionadas. Dizia uma de Cascais “não fazia ideia que os jovens ainda aderiam tanto à disciplina e que viviam a fé desta forma, com alegria, com jovialidade, sem medo e sem vergonha”; afirmava outra de Lisboa “não estava à espera de encontrar tantos jovens juntos, quando me convidaram para vir aceitei e pensei que fosse uma espécie de retiro com alguns jovens, agora até estou assustada com tantos jovens juntos. Isto mexeu comigo e fez-me pensar a Igreja de forma diferente”.

Este encontro anual, é sempre muito esperado pelos nossos alunos, porque se trata de um momento de partilha de amizades, de novos conhecimentos em relação a outras escolas, que trazem ao palco animação e reflexão, que encanta os jovens presentes.

As escolas participantes desta atividade, souberam dinamizar este momento, fizeram as delícias de todos, e promoveram a partilha de momentos vividos pelos jovens durante as aulas de EMRC.

O recinto encheu-se de jovens cristãos, sem medo de o serem e afirmarem publicamente.

O slogan colocado no palco dizia “De EMRC pode vir alguma coisa boa? Vem e vê!” lançando o desafio para várias respostas e uma delas bem visível no recinto, o encontro, a partilha, a alegria de ser cristão nesta era de crise de valores.

De EMRC pode vir tudo de bom!!!!



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades