Lamego: I Encontro de EMRC

Decorreu no passado dia 30, sexta-feira, o I Encontro Diocesano de alunos de EMRC. Os Professores e alunos foram convocados pelo Secretariado Diocesano e cerca de 700 alunos responderam à chamada. O tema era igualmente convidativo “EMRC, uma marca na tua vida”

Pelas 9.00h começaram a chegar os primeiros alunos junto às instalações do Expo Salão de Sernancelhe. Iniciaram-se os primeiros abraços e trocas de experiências e algumas expressões mais juvenis se iam ouvindo: “eh pá isto vai ser fixe!”; “sabes se o pessoal de…vem?” “há bué de jogos”…

Pelas 11.00h iniciou-se a caminhada em direcção ao Santuário do Senhor da Pedra; eram cerca de 6Km; nada que assustasse a juventude. No recinto, que visitei pela primeira vez, havia já um conjunto de estruturas montadas para desportos radicais. O entusiasmo tomou conta daqueles jovens; jogaram, riram, dançaram, cantaram, enfim o dia era deles e para eles.

Com tanto esforço físico chegou a altura de retemperar forças e então foi ver como todos disponibilizavam os seus farnéis para partilhar. Deixem-me desde já realçar este momento: a dada altura começaram a surgir alguns pais que em estreita colaboração com professores e auxiliares de acção educativa levavam o farnel para toda a equipa que estava na organização.

Após o pic-nic era altura de regressarmos às instalações do Expo Salão para se viverem momentos de uma animação musical diversificada e contagiante. O Pe. Marcos Alvim subiu ao palco para deliciar os jovens com um reportório de canções de mensagem cristã e facilmente conquistou toda a assembleia pela alegria que conseguia transmitir; marcaram igualmente presença os alunos e professor de emrc do Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Foz Côa, o grupo coral da EB 2,3 da Meda; Penedono fez-se representar pela Tuna do Magriço e a Banda SIC Esperança; por último a Academia de Música de Sernancelhe fechou com chave de ouro este encontro diocesano.

Logo após a actuação do Pe. Marcos Alvim usou da palavra o Sr. Presidente da Câmara de Sernancelhe para referir da importância para o Concelho da realização destas e outras actividades dirigidas à população jovem realçando a alegria de acolher o Sr. Bispo de Lamego. O nosso Bispo, Exª Revmª D. António Couto, dirigiu igualmente uma mensagem a todos os jovens, professores, pais e auxiliares de acção educativa convidando todos a sairmos de nós próprios e ir ao encontro do outro, na disponibilidade de quem dá para sentir no rosto do irmão a alegria da partilha e do amor; reforçou ainda a mensagem expressa na temática do encontro desafiando os jovens a aderirem ao projecto de Jesus Cristo através das aulas de Educação Moral e Religiosa Católica chamando a atenção de que este Jesus está de braços abertos para nos acolher e, logo de seguida, nos enviar; e neste envio vai a “marca” da esperança, da disponibilidade, do compromisso, da escuta, da certeza de que vale a pena correr o risco da adesão ao projecto de Deus porque Ele está sempre connosco.

Obrigado a todos quantos colaboraram para tornar possível este I Encontro Diocesano de Alunos de EMRC. Sejamos corajosos e preparemos desde já o II Encontro.

João Ferraz Cardoso

Responsável Diocesano



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades