Leiria: Caranguejeira recebeu V Encontro Interescolas de EMRC

A escola EB 2,3 Dr. Correia Alexandre foi o palco escolhido para acolher a 5.ª edição do encontro anual interescolas da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), que decorreu a 2 de abril, em plena Semana Nacional da disciplina.

Dirigido especialmente às turmas do 2.º ciclo das escolas e colégios da diocese de Leiria-Fátima, o evento levou à vila da Caranguejeira cerca de um milhar de alunos e professores.

Sob o tema “Família: a nossa casa”, o Serviço para o Ensino da Igreja nas Escolas (SEIE) da Diocese, em conjunto com os professores de EMRC do Agrupamento de Escolas Caranguejeira-Santa Catarina da Serra AEC-SCS, preparou um conjunto de atividades que desafiaram os alunos a fazer a experiência do encontro e viver a alegria e a beleza da família, escola de amor e vida.

Vindos de 18 escolas/agrupamentos, os alunos encontraram um programa de atividades que lhes proporcionou verdadeiros momentos de convívio, partilha, alegria, oração, intercâmbio e diversão.

Depois do acolhimento, proporcionado por uma equipa de voluntários da escola anfitriã, os participantes viveram uma primeira animação em conjunto, com algumas canções e coreografias alusivas ao tema e ao momento.

Seguiu-se a abertura oficial, pelo diretor do SEIE, padre Gonçalo Diniz, que se mostrou feliz pela adesão de tantos alunos ao desafio, agradecendo ainda à direção do AEC-SCS e aos professores envolvidos o acolhimento a esta iniciativa. Por sua vez, a diretora do agrupamento, Ilda Duro, deu as boas vindas às escolas presentes, mostrando-se muito feliz por acolher este importante evento.

Durante a manhã, decorreu ainda um momento de oração em conjunto, seguindo-se um “peddy paper” no recinto escolar, subordinado ao tema do encontro.

Depois do almoço, a organização do V Interescolas de EMRC proporcionou aos participantes uma alegre e musical tarde de animação. Três grupos convidados deliciaram as várias centenas de crianças presentes, com muito ritmo, beleza e alegria. A abrir o espetáculo esteve o grupo de música tradicional da escola anfitriã, «Os Martinhos», sob a direção da professora Cristiana Lameiro. Seguiu-se a atuação do Grupo de Atividades Rítmicas e Expressivas da Escola EB 2,3 Cónego Dr. Manuel Lopes Perdigão, de Caxarias, que levou a plateia ao rubro com a beleza e ritmo das coreografias. Fechou o espetáculo a Banda do Instituto de Jovens Músicos, da Caranguejeira, que colocou toda a gente a dançar, culminando o encontro numa magnífica festa conjunta.

Motivar os alunos para a descoberta de novos sentidos e valores que os façam crescer em humanidade, revalorizar os valores do afeto e da família e viver a alegria e beleza do encontro e da partilha foram os objetivos do V Interescolas.

 

 
Orlando Marques, docente do AEC-SCS (colaboração)



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades