Lisboa: alunos em visita a Roma

Entre os dias 3 e 8 de março um grupo de 46 pessoas, integrando alunos, professores e encarregados de educação, da Escola Básica Dr. Afonso Rodrigues Pereira deslocaram-se em visita de estudo a Roma, sob a coordenação do professor de Educação Moral e Religiosa Católica, Paulo Santos.

Levavam na bagagem a esperança de ver a “cidade eterna”, admirar monumentos reconhecidos mundialmente, provar a gastronomia e muito especialmente estar no centro do mundo católico e mais próximo do Papa Francisco que tão humilde se tem mostrado aos seus fiéis.

As espetativas foram claramente superadas e tiveram o seu ponto alto na Audiência Geral de Sua Santidade, no dia 5 de março. Aí o Sumo Pontífice demonstrou o seu agradecimento pela visita do grupo da Lourinhã, através destas palavras proferidas em público, na Praça do Vaticano “Com ânimo feliz e agradecido,(…) saúdo os professores e os alunos das comunidades escolares de Lourinhã(…). Sobre vós e demais peregrinos de língua portuguesa, invoco a protecção da Virgem Maria. Que Ela vos tome pela mão durante os próximos quarenta dias, ajudando-vos a ficar mais parecidos com Jesus ressuscitado. Desejo-vos uma santa e frutuosa Quaresma!” No fim da audiência todos acompanharam o Santo Padre no Pai Nosso em italiano.

No balanço da atividade os participantes foram unânimes em referir o caráter educativo, cultural e religioso da visita afirmando que “tinha sido a viagem mais marcante das suas vidas.

Este tipo de iniciativa, que proporcionou aos intervenientes um alargamento dos seus horizontes culturais e religiosos, não teria sido possível sem o grande empenho de todos os que aí se deslocaram bem como dos que, não podendo ir, tudo fizeram para proporcionar esta experiência aos seus educandos.



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades