Lisboa: Formação em 1º Ciclo

Tal como no ano letivo anterior, a formação para docentes de EMRC no 1º Ciclo teve um elevado número de inscrições.

No sábado, dia 8 de março, os cinco professores de EMRC do Agrupamento de Escolas da Damaia, abriram as portas da escola sede para acolher os professores e partilhar os seus saberes e experiências pedagógicas.

Depois das boas vindas, dadas pelo Senhor Diretor do Agrupamento – que realçou a importância da disciplina da EMRC e da sua cosmovisão no clima de escola nestes tempos de mudanças de paradigmas – o professor Fernando Moita contextualizou a disciplina de EMRC no primeiro ciclo, efetuando uma abordagem histórica, possibilitando uma clarificação conceptual e programática e um entendimento dos principais vetores psicológicos que o caracterizam.

As docentes Luzia e Dina, titulares de turmas do primeiro ciclo no Agrupamento, ajudaram a compreender as características dos alunos desta faixa etária, no sentido de realçar a adequação e a diversificação das estratégias de ensino e testemunharam a enorme importância da disciplina, concluindo que seria muito benéfico um período de tempo semanal mais alargado.

Depois de uma saborosa pausa, com direito a café e bolachinhas, criaram-se três grupos de trabalho que tiveram oportunidade de participar, rotativamente, nos três ensaios de aulas, planificadas segundo a lógica: metas, objetivos, conteúdos, estratégias, recursos e avaliação formativa, onde foi possível demonstrar que com uma planificação bem adequada à realidade, a aula de EMRC pode ser fascinante.

Findos os trabalhos, ficou a consciência de que o universo do primeiro ciclo tem especificidades muito próprias que é fundamental compreender, de modo a que a lecionação da EMRC cumpra com mestria a sua missão.

O SDER deixa aqui, publicamente o seu profundo reconhecimento e gratidão pelo contributo exemplar que esta Comunidade Escolar da Damaia proporcionou para a excelência do ensino da EMRC no Primeiro Ciclo.

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades