Um projeto de animação da Bíblia em sala de aula

Três professores, uma escola, uma vontade enorme de inovar e levar aos alunos "As parábolas de Jesus" de uma forma interativa levaram os professores de EMRC do Colégio Liceal de Santa Maria de Lamas a iniciar um trabalho que nunca mais acabou.

Em semana Nacional de EMRC aqui fica o seu testemunho.

"Na busca de garantir a utilização da bíblia na sala de aula, e ter como inspiração o trabalho exitoso da “Bíblia Manuscrita”, (uma atividade que envolveu todos os alunos, no ano de 2011, que manuscritamente rescreveram  a bíblia e a presentearam ao diretor do nosso colégio, Dr. António Joaquim Vieira), associado com a unidade letiva 10 “Arte Cristã”, tema abordado no 11º ano, os professores de EMRC resolveram elaborar uma proposta onde os alunos realizariam um pequenos vídeos sobre “As parábolas de Jesus”.  

Os alunos foram muito receptivos e acolheram com entusiasmo o trabalho proposto. Divididos em grupos, planearam cuidadosamente cada passo na elaboração dos vídeos (escolha do material a ser utilizado, da música, local de filmagens, etc). Houve uma organização entre os alunos, onde utilizaram técnicas diferentes para a apresentação das parábolas: fantoches, puzzles, teatro de sombras, uso de bonecos, encenação, entre outros. O entrosamento para a realização da atividade aconteceu diversificadamente, desde um grupo que resolveu utilizar um quadro com a imagem de Cristo que eles pintaram até à participação de familiares, que contribuíram ativamente na elaboração dos vídeos. Como forma de valorizar e dar visibilidade ao empenho e originalidade dos nossos alunos, os vídeos foram colocados no YouTube e promovida a visualização do resultado final no nosso blogue - emrccolegiodelamas.blogspot.com

O mais significativo de todo o trabalho não foi a produção de mais um “vídeo para o YouTube”, nem qual o grupo que conseguiu um vídeo mais bem elaborado ou com mais visualizações. Acima de tudo valorizamos o movimento que cada aluno fez, desde o momento de sentar em grupo para ler e interpretar a parábola, o ato de pensar, o planear e ao final dar um “olhar jovem” a cada parábola, com a obtenção de resultados belíssimos. A mensagem de Cristo se faz presente no meio de nós, através de diversas formas de comunicação.

Foi proposta a elaboração de quarenta parábolas em vídeos, que estão a ser disponibilizadas no nosso blog. Aproveitamos o início da quaresma para apresentarmos dois vídeos diariamente.

Estamos sempre a buscar na nossa metodologia de trabalho meios que cativem nossos alunos, utilizando diversificados recursos, para que estes vivenciem as aulas de forma criativa e motivaste. Foi assim que, também, nos conseguiram surpreender.

Os alunos apresentam a faixa etária entre 15 e os 18 Anos.  Uma turma de 12º ano também colaborou com o projecto. "


Professores Joaquim Rocha, Jorge Alves, Daniela Rodrigues



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades