Bragança: Alunos visitam Porto

O dia 07 de março foi um dia especial para os alunos dos 5.º e 6.º anos do Agrupamento de Escolas Miguel Torga de Bragança.

Bem cedinho, depois de uma noite não muito bem dormida pela ansiedade da chegada do dia marcado, venturosos por um esplêndido sol com que S. Pedro quis brindar a visita de estudo, a bela cidade do Porto acolheu um grupo de  49 alunos de Educação Moral e Religiosa Católica, dos 5.º e 6.º anos do Agrupamento de Escolas Miguel Torga de Bragança, acompanhados dos seus professores de EMRC e de outros grupos disciplinares.

A oportunidade de adquirir um conjunto de conhecimentos ocorreu logo com a visita à Igreja dos Clérigos, templo que evidencia a virtude da misericórdia ao longo dos seus 251 anos de invulgar beleza barroca, a que se seguiu a distinta Livraria Lello, outro ex-libris do Porto, nomeadamente dos livros e do pensamento.

Seguiu-se um passeio a pé pelas ruas históricas até à Estação de S. Bento,  ocasião para se apreciar os belos painéis de azulejos e, alguns alunos, pela primeira vez, verem um comboio ao vivo e a cumprir a sua função!

E se não foi possível banharmo-nos no mar, a visita ao Sea Life e o visionamento de cinema em 3D, serviu de sensibilização para a importância da preservação deste maior e diversificado ecossistema, fundamental para a vida do Homem.

Também vital foi o almoço partilhado que se lhe sucedeu, em farnel abundante e suculentamente transmontano, para ganhar energias para a tarde de solenidade espiritual na visita à Sinagoga Kadoorie Mekor Haim, a maior da península ibérica,  onde se salientou o diálogo inter-religioso como suporte para a construção da paz e da colaboração entre os Homens.

Com clubites à parte, nestas questões a educação para a tolerância é premente,  o estádio do Dragão foi o ponto final desta visita, onde alguns alunos, após assento no camarote presidencial e passagem pelo relvado se sentiram estrelas por um dia.

Na chegada a Bragança, estampados nos rostos, vislumbravam-se a alegria e a gratidão uns aos outros por esta jornada tão plena de felicidade, na linha do que disse o Papa Francisco: “como seria belo se cada um de vós pudesse, ao fim do dia, dizer: hoje realizei um gesto de amor pelos outros”!

Jorge Novo, Professor EMRC, Agrupamento de Escolas Miguel Torga



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades