Bragança: III Visita de estudo às Religiões Abraâmicas

Nos passados dias 04 a 06 de Março, os alunos do 7º ano do Agrupamento de Escolas Emídio Garcia, Agrupamento de Escolas Abade de Baçal de Bragança e do Agrupamento de Escolas de Macedo de Cavaleiros, no âmbito da Disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica, realizaram uma visita interconfessional, a diversos templos religiosos na Cidade de Lisboa.

Os alunos, acompanhados por professoras de diversos grupos disciplinares, foram conduzidos, no dia 4, ao Estádio da Luz, onde houve tempo para visita ao estádio e museu.

No dia 5 iniciaram o dia com a travessia no Cacilheiro Madragoa entre Cacilhas e Cais do Sodré, dirigindo-se depois para uma visita ao Museu da Presidência da Republica, Jardins e Palácio de Belém. O grupo foi recebido pelo Diretor do Museu da Presidência seguindo-se a visita com as técnicas do serviço educativo. No Período da tarde tempo para visita ao Mosteiros dos Jerónimos. A Visita a Lisboa contou também com um passeio a pé desde o Mosteiro dos Jerónimos à Torre de Belém, onde houve oportunidade de se visitar interiormente.

No dia 6 seguiram-se as visitas aos templos da religião judaica (sinagoga “Portas da Esperança”) e Islâmica (mesquita) apreciando, in loco, aspetos que marcam, em cada uma das tradições e a própria religiosidade.       

No regresso a casa, tempo para finalizar as visitas com uma visita em Fátima, capelinha das aparições, igreja da Santíssima Trindade e Basílica.

Através desta visita, os alunos puderam consolidar os seus conhecimentos acerca das especificidades de cada uma das tradições religiosas, reconhecer a universalidade do fenómeno religioso, testemunhar as diversas expressões e manifestações da crença (sentimento religioso), e compreender como essa crença organiza e estrutura a existência humana ou o ritmo de vida das pessoas que a praticam (funcionando como um verdadeiro referencial de sentido para a vida).

No momento de avaliar, todos os participantes referiram tratar-se de um momento de aprendizagem verdadeiramente inesquecível.    

 

 

Helder Pires

Prof EMRC

Agrupamento de Escolas Emídio Garcia

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades