Aveiro: Encontro de professores de EMRC na missão Jubilar

Sob a carta de marear da Missão Jubilar os professores de EMRC da diocese de Aveiro encontram-se em diálogo e reflexão no CUCF em Aveiro. Um sábado soalheiro que rumou em peregrinação até ao Museu de Aveiro para se ver a exposição da Diocese "Transcendente Presente" com 101 peças oriundas, uma de cada Paróquia.

Missão onze, dia da peregrinação entre outras vivências diocesanas o balanço e planeamento de acção é muito positivo e envolvente. Muitos já foram os sinais, símbolos, anúncios e desafios vividos pelos nossos alunos de EMRC nas escolas e ruas. Bem haja a estes mensageiros que enfrentam todos os dias a seara de Deus. Ser professor é assumir esta tarefa de semear; preparar a terra, tirar uma ou outra erva daninha, afastar pedras e silvas... e lançar a semente à terra.

Houve tempo para reflectir as actividades nacionais planeadas e organizar a nossa participação: Campanha Acreditar, Viagem de Finalistas |Santiago a Compostela|, Inter-Escolas Secundário |Beja|, Semana da Disciplina de EMRC ...

Contou-se da nossas presença de 24 a 27 de Janeiro no Forum nacional de EMRC em Fátima, espaço de formação nacional, promovido pelo SNEC e Universidade Católica, Faculdade de Teologia, que contou com a presença e um dinamismo fortemente sentido da nossa Diocese. Ali deixámos o nosso testemunho como formadores, oradores, animadores e mesmo como simples participantes. O Nosso Bispo que acompanhou todo o encontro agradeceu a qualidade, empenho de todo o trabalho realizado.

Foi feito também um eco muito positivo da acção promovida em dezembro pelo ISCRA em Viseu, dedicada à EMRC no 1.º ciclo. Esta acção é dinamizada por uma equipa de formadores muito díspares mas que na sua diferença apresentam uma mais valia muito significativa para o resultado final da acção. Foram vinte participantes que marcaram uma presença viva e dinâmica.

Ainda houve tempo para informar o grupo de professores de EMRC do processo de regulação da Concordata e revisão legislativa no âmbito da EMRC. Esperamos que tudo corra como o previsto. O vento é favorável.

Ao terminar o encontro houve um espaço de peregrinação até ao museu, onde podemos olhar o transcendente presente em cada uma das obras expostas guiados pelo senhor Artur que nos acolheu e contou a história contada deste presente ausente mas que é testemunho vivo de Deus na história.

Foi oficialmente apresentado o novo espaço web da EMRC diocese de Aveiro que será uma mais valia no testemunho da missão da EMRC na nossa Diocese.

http://emrcaveiro.wix.com/diocese



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades