Fórum EMRC: Ser um livro aberto para os outros

No final da manhã do último dia do Fórum EMRC 2013 “Descobrir a solidez da fé: testemunho e missão do professor de EMRC” os cerca de 200 docentes de EMRC presentes celebraram a eucaristia voltando assim “à fonte primeira do seu testemunho na escola”.

Na homília D. António Francisco dos Santos, presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF) começou por recordar os três dias de formação “na sua diversidade de tons e matizes” que encontra “eco e fundamento na palavra de Deus escutada nas leituras do dia”.

Refletindo sobre a primeira leitura [Ndr: livro de Neemias], o presidente da CEECDF recordou aos professores que “também nós somos livro aberto nas nossas escolas onde os nossos alunos lêem o sentido da vida e os projetos de Deus a seu respeito”. Estes mesmos alunos que “nos procuram com o desejo de se compreenderem” e que, “testemunham a mudança que ajudámos a construir na procura de um sentido e orientação para o futuro”.

Procurando desassossegar os professores D. António dos Santos lembrou que “ainda existem muitos alunos tristes”. Apenas com “o nosso olhar atento e fundado no evangelho” poderemos alterar este “olhar triste confiados num Deus que nos acolhe as lagrimas e nos ensina a viver com alegria”.

Para o presidente da CEECDF é importante basear o nosso serviço “no testemunho da fé” através “do baptismo que recebemos” e que nos “transforma em testemunhas da fé na escola, protagonistas da riqueza da diversidade que nos é apresentada por São Paulo na segunda leitura”.

No final da sua homília D. António Francisco dos Santos enviou os professores para as suas escolas e lembrando “que a missão que vos é confiada deve ser vivida com alegria, entusiasmo e vigor”. “Tende júbilo no vosso trabalho” na certeza de que se “assim o fizerdes podereis também ouvir os vossos alunos afirmar que a escola se tornou um chão sagrado e um céu abençoado por Deus”. Que Maria “nos abençoe e proteja dizendo-nos: fazei tudo o que ELE vos disser”.

No final da tarde o Fórum vai terminar com a síntese do que foi realizado e com a intervenção final de D. António Francisco dos Santos.

Siga-nos no facebook e acompanhe os trabalhos ao minuto.

Assista aos vídeos das conferências já disponíveis.



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades