Santiago de Compostela: Cardeal António Marto é o enviado especial do Papa

Bispo emérito de Leiria-Fátima preside ao encerramento da Peregrinação Europeia de Jovens

D. António Marto vai presidir, de 3 a 7 de agosto de 2022, à Peregrinação Europeia de Jovens, que se realiza em Santiago de Compostela, no âmbito do ‘Jacobeo’, o Ano Santo Compostelano.

A 4 de junho passado o Papa Francisco havia nomeado o cardeal português como seu enviado especial e , neste sábado, a Santa Sé, publicou a carta do papa onde se detalha a missão dos prelado e se anunciam os padres Andrés Fernández Farto, secretário da Província Eclesiástica Compostela e professor no Instituto Teológico de Compostela, e o padre José Daniel Turnes Rey, pároco da Paróquia de Vimianzo e professor de religião, como representantes eclesiásticos.

Na missiva Francisco lembra a predileção da Igreja “pelos mais novos” e afirma esperar que “estes dias de Peregrinação sejam oportunidade para a oração a Deus”, pedindo “a prosperidade e a paz” na consciência “de que somos uma só família humana”.

A Peregrinação Europeia de Jovens (PEJ) a Santiago de Compostela realiza-se nos anos de ‘Jacobeo’, o último dos quais em 2010, e é uma organização da Pastoral Juvenil espanhola (PJE).

"Esperamos esta FEJ como uma nova graça de Deus, que nos oferece a possibilidade de nos colocar em caminho, de saber que neste caminhar nunca estamos sozinhos, que somos acompanhados”, anuncia a organização no seu site.

Para a PJE este é a oportunidade de continuar “um processo de esperança, aberto a novos desafios, que nos ajude a nos encontrarmos connosco mesmos, com nossos irmãos e, portanto, com Deus. E, naturalmente, a nos comprometermos com nossa sociedade, cada um em sua realidade concreta", realçam.

O programa da PEJ

O encerramento da PEJ acontece de 3 a 7 de agosto de 2022. Antes a organização propõe 11 rotas de caminho de Santiago de Compostela “para evitar aglomerações desnecessárias”.

A 3 de agosto, quarta-feira, a praça do Obradoiro, em frente à catedral d Santiago de Compostela, recebe a cerimónia de boas-vindas aos peregrinos. De quinta-feira a sábado a organização preparou “um extenso programa de atividades” que inclui “espaços e momentos de formação, oração e lazer”.

Na noite de sábado realiza-se, no Monte do Gozo (local que acolheu a JMJ de 1989), uma vigilia de oração com a presença dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude, a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani. A eucaristia de encerramento da PEJ realiza-se no mesmo lugar, sob presidência de D. António Marto, enviado especial do Papa Francisco, e espera acolher 12.000 peregrinos.

Educris|25.07.2022



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades