Lisboa: Formação em «pedagogia de projeto com adolescentes»

Sector da Catequese de Lisboa organiza formação online com proposta de releitura do texto «O que é Amar um País» do cardeal José Tolentino de Mendonça

“Interiorizar a metodologia de projeto na catequese com adolescentes, procurando intervir sabiamente, como cristãos, na reconstrução da sociedade”, é o objetivo da proposta que se inicia amanhã, dia 23 de junho e se estende até 27 de julho.

Mais de uma centena de catequistas do Patriarcado de Lisboa participam na iniciativa que quer ajudar os catequistas a iniciar uma “leitura crente da realidade”.

“Ao realizar este processo de se colocar num processo de uma leitura crente da situação atual, os catequistas experimentam na prática e a partir da sua situação de vida, o que são chamados a propor aos adolescentes na catequese”, explica o padre Tiago Neto, diretor da Catequese de Lisboa.

A formação decorre a partir da releitura de um texto “que é inspirador para a reconstrução da sociedade” da autoria do cardeal português, procurando “identificar os desafios lançados no documento”.

"No contexto de pandemia, a ideia central é que cada catequista se situe perante a realidade que vive, a interprete à luz da fé cristã e encontre possa contribuir, no quadro da sua vida adulta, para a transformação dos seus estilos de vida em prol de uma sociedade mais fraterna e ajude outros a discernir o tempo que vivemos, com as oportunidades que transporta”, completa o responsável.

A pedagogia de projeto na catequese com adolescentes estrutura-se em quatro momentos essenciais traduzidos em quatro verbos: 1. Sentir; 2. Pensar; 3. Fazer; 4. Festejar.

Educris|22.06.2020



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades