Precisamos formar cristãos «fermento», D. António Moiteiro (C\áudio)

Presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF) quer catequese ativa e capaz de formar cristãos atuantes no mundo

“Precisamos de aprofundar o sentido da expressão ‘Igreja em saída’ que nos traz o Papa Francisco. Não podemos permanecer nos templos. Temos de gerar capacidade para ir mais além como fermento na massa”, considera o prelado que é um dos participantes na formação «Catequese que contagia numa Igreja em Saída» que hoje se realiza, via zoom, pelas 21h00.

Numa Igreja que desconfina lentamente após um longo período sem funcionamento ‘físico’, o prelado considera que o desafio da catequese passa hoje por “formar” e não “formatar”, “cristão fermento”.

“Precisamos de ajudar a fazer crescer, na catequese da infância e da adolescência, pessoas verdadeiramente livres, que não permaneceram em autorreferenciais a si mesmos, mas que sejam para os outros. Autênticos ‘cristãos fermentos’ que ajudam, no mundo, a implementar o reino, aquele mesmo que Jesus trouxe para todos”, sustentou.

A formação de hoje, dia 5 de junho, será a primeira de duas, e quer ser uma oportunidade de “ler uma realidade dinâmica e procurar respostas com criatividade e fundamentos catequéticos”, afirma Fátima Castro da organização.

Para além de D. António Moiteiro a formação vai contar com a participação de Carlos Novais, da paróquia do Sobrado, na diocese do Porto, e que tem vindo a desenvolver projetos de catequese com adolescentes a partir da aplicação WhatsApp, e Céline Vale, da paróquia do Prado, na Arquidiocese de Braga.

A formação realiza-se recorrendo à plataforma Zoom, a partir das 21h00 numa organização da Equipa Arciprestal de Catequese da Póvoa de Lanhoso, da Arquidiocese de Braga

Os interessados podem inscrever-se no formulário AQUI

Educris|05.06.2020

 





Newsletter Educris

Receba as nossas novidades