Chaves: Crianças e adolescentes participam na catequese online

Paróquia de Santa Maria Maior, em Chaves, implementou a catequese online. Projeto, em crescimento, conta com mais de 300 inscritos

Uma vez por semana, durante 40 minutos, mais de três centenas de crianças e adolescentes, participam, em pequenos grupos, na catequese online.

A iniciativa, “organizada por catecismos do 1º ao 10º volume” conta já “com cerca de 26 grupos e cerca de meia centena de catequistas”, explicou ao «A Voz de Trás os Montes» responsável paroquial pela Catequese.

“Esta iniciativa surgiu naturalmente devido às circunstâncias que estamos agora a viver. E como queremos dar continuidade ao encontro semanal, só é possível através destes meios”.

Uma “ideia que foi muito bem acolhida por todos os catequistas e catequizandos numa paróquia que conta com cerca de seis centenas de crianças na catequese presencial.

“A missão de evangelizar, de continuar a anunciar Jesus, de levar Jesus ao coração e à vida de cada criança ou adolescente é de todos, uns à frente outros na retaguarda, todos juntos para a mesma missão”, refere a catequista Odete Alves.

Uma oportunidade para uma catequese familiar

Ao entrar “pela tela do telemóvel ou computador” esta é uma autêntica “porta aberta” para a catequese familiar pela interação que se gera com os pais e com os mais novos na transmissão da fé:

“É uma oportunidade de estarmos em contacto com a família, embora através da tecnologia. Creio que podemos alcançar mais facilmente estes núcleos, podemos ser uma presença de esperança, podemos ser o rosto vivo, o rosto humano da Igreja que não abandona os seus fiéis, que não abandona aqueles que ama. É isto que nós pretendemos ser”, salienta a coordenadora.

 

Faça-nos chegar a experiência da sua comunidade através do email [email protected]

 

Outras propostas de Catequese em casa

Catequese em nossa Casa

Catequeses com o Bispo Nuno

Paróquia de Vila Nova, ilha Terceira

Porto: Sessões «Say Yes, aprender a dizer sim»

Vitral para fazer em Família 

Peregrinar sem sair de casa

Dinâmicas em Catequese - Albufeira 

Leiria-Fátima: Duas propostas de Via Sacra em Família

Coimbra: catequese O.H

Decálogo com Catequista em pandemia

Catequese em Braga propõe construção de cruzes

Onde está Deus no meio disto tudo?

Porto: Vitral da Vida nova

Leiria-Fátima: D. António Marto apresenta manual para esta época

Uma refeição em família ao jeito do Seder judaico, padre Mário Sousa

Ser catequista neste tempo, padre Pedro Manuel

Educris|09.04.2020 
Imagem: Paróquia de Santa Maria Maior, Chaves
 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades