CNC: «A Páscoa de Jesus» a partir da última ceia (C/vídeo)

Inês Rolim apresentou os últimos passos de Jesus a partir da última ceia e com uma proposta para celebrar, em família, este tempo de pandemia

Catequista na paróquia da Ramada, no Patriarcado de Lisboa, Inês Rolim apresentou o tema da «Páscoa de Jesus» como “o centro da nossa fé”. “O Papa diz-nos que este Tríduo é o centro da nossa fé: A Paixão, Morte e ressurreição são espaços centrais na vida dos crentes”.

Em conversa com o jornalista Paulo Rocha, da Agência Ecclesia, a catequista lembrou que “nem tudo é mau em tempo de pandemia”.

“Hoje temos muito mais tempo para estarmos juntos. Para lermos, rezarmos, estarmos em conjunto. Jesus dá muito enfase à questão da mesa e do sentar para partilhar. Hoje temos este tempo”, lembra Inês Rolim.

Partindo da ideia “de uma refeição da Páscoa, que vem desde o povo judaico”, a catequista afirmou que “Jesus também o celebrou elevando-a a um outro patamar”.

“Jesus aproveita a refeição para nos ensinar o mandamento do amor: «Amai-vos uns aos outros como eu vos amei»”.

A catequista destacou, então, alguns dos “gestos e as palavras de Jesus” que “continuamos hoje a repetir na eucaristia” em “memória de Jesus”.

Sem celebrações na Igreja, mas a viver em comunidade doméstica: uma proposta para viver este tempo

Inês Rolim apresentou uma proposta para cada momento do Tríduo Pascal:

Quinta-feira santa, dia 9, fazemos memória da última ceia de Jesus:

vamos colocar um pano bonito em cima de uma mesa. na mesma mesa, podemos pedir aos Pais, a colocação de um pequeno pão e vamos fazer a nossa oração à volta da mesa.

No final da oração, podemos partilhar este pão.

 

Sexta-feira santa, dia 10, fazemos memória da paixão de Jesus:

coloquemos no centro da mesa uma pequena cruz. Vamos fazer um tempo de oração emfrente à cruz. Pedir a Jesus que nos oriente e nos dê sabedoria, para termos serenidade e

sermos agradecidos pelo que temos.

 

Sábado santo, dia 11, à noite, fazemos memória da ressurreição de Jesus:

vamos iluminar essa mesma cruz. Luz de Cristo Ressuscitado.

 

Domingo de Páscoa, dia 12:

vamos enfeitar a nossa mesa. Com flores, com um desenho, com algo, que mostre como estamos agradecidos pelo Amor de Cristo por nós.

 

 

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades