Sábado Santo: O desafio de uma «refeição em família» (C/vídeo)

Padre Mário Sousa apresenta proposta de refeição ritual ao “estilo do Seder judaico”

“Porque é que esta noite é diferentes de todas as noites”, interroga o mais novo, em qualquer família judaica, desde a experiência do Egito.

Em ano em que os cristãos “não podem celebrar a Páscoa em comunidade” o padre Mário Sousa, biblista e pároco de Portimão  propõe que “o momento não seja passado em claro pela comunidade doméstica mas que se constitua como uma oportunidade, de coração aberto à palavra em família, para celebrar a Páscoa à maneira do Seder judaico”, a refeição ritual da páscoa do povo de Deus.

“Esta proposta é simples e significativa e aparece ao ritmo do Seder judaico.  É um convite à pergunta dos filhos e resposta dos pais para que esta refeição seja iluminada por uma liturgia e pela presença de jesus no seio familiar”.

A ideia passa por “fazer da mesa o altar da família”, um lugar onde Jesus se torna presente e alimenta a esperança na manhã de Páscoa”, refere ao Educris.

O início desta refeição “faz-se durante a semana com a criação de um cartaz que identifique a família cristã. Este cartaz e colocado na rua na noite da ceia pascal, em sábado santo”.

A Mesa: o lugar de eleição de Jesus

A proposta passa por voltar a “valorizar a mesa” enquanto um dos “lugares prediletos de Jesus”.

“Jesus gostava muito de se encontrar à mesa. Na experiência bíblica a mesa é lugar de comunhão, de intimidade e de partilha. Jesus sentava-se para dar tempo às pessoas. Para que elas se abrissem, partilhassem a sua vida. Ele escutava-as aí”, reforça o sacerdote.

“Poderíamos fazer da mesa familiar o lugar de encontro uns com os outros e som o Senhor”.

Em anexo encontra a proposta completa



Recursos:
Guião - Ceia em Família:Download Documento
Cartaz - Ceia em Família:Download Documento


Newsletter Educris

Receba as nossas novidades