«Catequese em nossa Casa» propôs o tema da «oração do Pai-Nosso»

O projeto «Catequese em nossa Casa» apresentou, hoje, uma proposta sobre a oração do Pai-Nosso, em ligação com o desejo do Papa que neste mesmo dia, às 12h00, rezou, em Roma, o Pai-nosso.

Numa altura de pandemia e de isolamento social a catequista deu conta “de várias dinâmicas” que se podem realizar em casa com os mais novos:

“Podemos contruir uma vela a partir de um frasco velho de doce ou iogurte. Isto pode ajudar-nos a estar com o outro rezando, ao mesmo tempo, e vivendo um tempo de esperança”.

A proposta desta segunda catequese pretende “recordar a importância que os outros têm na nossa vida”, aprofundando “o sentido da oração do Pai Nosso” na linha do pedido do Papa Francisco.

“Como cristãos temos de estar atentos a todos os que trabalham e cuidam de nós, uns que conhecemos e outros que nem tanto. Seria uma proposta interessante pensarmos em toda esta cadeia de relações que existindo, nem sempre tomamos consciência disso”.

A catequista propôs “a criação de pequenos momentos de oração em família”, como “a mesa da refeição que nos reúne a uma mesa”, como modo de “alicerçar a nossa fé”.

Sobre o «Pai-nosso», que tantas vezes rezamos “de cor sem sabermos muito bem o que estamos a dizer” Vera Lomba desafiou as famílias a “tomarem pequenas expressões da própria oração de modo a tomar consciência da palavra dita”.

A oração “do Pai-Nosso começa logo por uma constatação: Temos um Pai que cuida de nós e isso faz de nós irmãos”. Ao “santificar o nome de Deus” desafiamo-nos a uma “oração mais intensa e a celebrar a fé em família”.

“Hoje a expressão «dá-nos hoje o nosso pão de cada dia», desafia-nos a viver um estilo de vida mais sóbrio, evitando o supérfluo e vivendo com o essencial”, apontou.

Para a catequista o «perdoa as nossas ofensas, como nós perdoamos» pode ajudar-nos a “ser capazes de perdoar num tempo de reconciliação dota-nos desta consciência de que precisamos de estar perto uns dos outros”.

Como propostas para este tempo Vera Lomba apontou “a catequese familiar” como uma forma “de continuar a hora de catequese que habitualmente fazíamos na paróquia”, e um episódio do «Aprende com a Bíblia».

O «Catequese em nossa Casa» é uma parceria do Secretariado Nacional da Educação Cristã, Sector da Catequese de Lisboa e Secretariado Nacional das Comunicações Sociais da Igreja, através da Ecclesia.

A edição de hoje contou com a presença da catequista Vera Lomba, da paróquia de Odivelas, no Patriarcado de Lisboa.

Educris|25.03.2020



Recursos:
Cultivar a relação com Deus - 2 :Download Documento
A oração do Pai Nosso:


Newsletter Educris

Receba as nossas novidades